quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Município de Mato Grosso está entre os que mais teve raios, registra ELAT

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O município de Cáceres (250 km a Oeste de Cuiabá) é o município que registrou o maior número de raios, no país, em um único dia. Foram 131.515 raios no dia, na primavera de 2018. O levantamento inédito realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com dados de raios contabilizando o período de outubro de 2011 a outubro do ano passado.

O levantamento, divulgado recentemente, tem os dias com maior número de raios em cada município neste período e também os maiores valores de raios registrados nas 26 capitais em apenas um dia. Os dias com maior número ocorreram na primavera e no verão, as estações do ano em que as descargas atmosféricas causam mais mortes e prejuízos no Brasil.

Entre os principais resultados desse levantamento, no período estudado, o verão do ano passado teve alguns recordes entre as capitais: Porto Velho (Rondônia) registrou o maior número de raios em um dia, com 44.575 raios, no dia 25 de janeiro do ano passado, seguidos de Rio Branco (Acre) com 30.010 raios, no dia 28 de janeiro de 2020.

Rio de Janeiro é a única das capitais que também é o município com maior número de raios em um dia no Estado, foram 4.003 raios, no verão de 2015, informa a assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE