Quatorze mil pessoas foram às ruas de Cuiabá, hoje, para a Caminhada no Clima da Copa. O evento marca a contagem regressiva para o evento esportivo, que será realizado em 2014. O número de participantes surpreendeu os organizadores, que esperavam no máximo 5 mil pessoas.
Logo nas primeiras horas da manhã, milhares de pessoas se concentravam no Museu do Rio, região do Porto, local definido como início da caminhada. "Estou impressionado com o número de pessoas, o que só mostra que o povo mato-grossense é um povo lindo. Tenho certeza que, assim como essa caminhada, estamos prontos para fazer uma grande Copa", afirmou o governador Silval Barbosa (PMDB).
Depois de dois quilômetros percorridos, ao som da bateria do Bode do Karuá, a população fez uma verdadeira festa em frente à Arena Pantanal, estádio que será entregue em outubro deste ano. Um placo montado possibilitou a apresentação de diversas atrações culturais e musicais.
Servidor público aposentado, Uirton Juvelino Dias pretende acompanhar os jogos de dentro do novo estádio. "Espero assistir pelo menos dois jogos". Enquanto espera o início da competição, ele participou da caminhada ao lado dos três netos, Filipe Gustavo, Carlos Eduardo e Uirton Neto, que costumam acompanhar o avô nas práticas esportivas. "O esporte é muito importante. Temos muita influência ruim no mundo, mas a caminhada é uma coisa boa".
A oportunidade de divulgar o Estado foi destacada pela produtora de TV, Tereza Melo. Acompanhada do cachorro, ou como ela diz "meu filho Dudu", ela espera que a Copa seja uma boa oportunidade para mostrar Cuiabá e a receptividade do povo. Uma imagem sem violência, diferente da ideia que muitos estrangeiros têm do Brasil.