domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Mudança em sistema atrasa emissão de CNHs em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Desde o último dia 4, quando o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) colocou em operação uma nova versão da Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco), o sistema de emissão de Carteira Nacional de Habilitação e de emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) esá operando de forma lenta, ocasionando transtornos para condutores e candidatos que pretendem tirar a carteira.
Os atrasos estão ocorrendo porque, durante a criação da nova base, chamada de BCA (Binco Ampliada), foi necessária a transposição de dados das bases estaduais para a base nacional. Nesse período, de 27 de fevereiro a 4 de março, houve desligamento do sistema antigo, o que acarretou em acúmulo de trabalho nos estados, prejudicando os serviços.

Outro fato gerador de atraso é que, agora, a quantidade de acessos ao sistema do Denatran, para cada processo de CNH, foi ampliada de três para sete em média, o que faz com que o sistema da Base Nacional, em Brasília, se torne lento. Como os Detrans dependem do processamento desses dados para dar andamento aos trâmites de habilitação e confecção de CRLV, os serviços acabam sendo realizados também de forma mais lenta.

As mudanças visam dar mais agilidade e segurança na troca de informações entre Estados e seus respectivos Detrans. A nova base possibilita o acesso, por todos os Detrans do país, ao histórico do condutor. Informações sobre onde realizou os exames médicos, o curso teórico e até quais foram seus instrutores, por exemplo, estão disponíveis no novo sistema.

Não foi feita previsão de quando o sistema voltará a operar normalmente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE