A cobra muçurana com cerca de 1,5 metro foi encontrada próxima a passeio público, na avenida Perimetral Rogério Silva, no centro de Alta Floresta. O caso foi informado por um morador, ao Corpo de Bombeiros. Consta, no registro dos militares, que o comunicante trabalha num estabelecimento próximo e notou animal escondido em meio a área com folhas secas, gerando risco de ataques a pedestres.
A equipe realizou a retirada da serpente, com o auxílio de um gancho e pinça de manejo, sem maiores complicações. O animal não apresentava ferimentos visíveis e aparentava estar saudável. Com isso, foi feito o transporte em caixa adaptada e soltura nas dependências de uma reserva natural, fora da cidade.
Conforme informações do Instituto Butantan, voltado a pesquisas de cunho científico, a muçurana não é peçonhenta e pode chegar a até 2,5 metros de comprimento. A espécie varia entre hábitos diurnos e noturnos, vivendo geralmente em matas de vegetação rasteira e fechada, nas imediações de rios ou lagos.
Ainda segundo o Butantan, além de estarem presentes nos biomas do Mato Grosso, a cobra também pode ser encontrada nos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e outros.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.