PUBLICIDADE

MT vai reverter bens apreendidos do tráfico em investimentos na segurança

PUBLICIDADE

O governo firmou um acordo com a União para melhorar os três pilares de combate ao tráfico de entorpecentes. O Estado irá reverter os recursos, gerados pelos bens apreendidos, para a prevenção e repressão dos crimes, bem como no tratamento dos usuários. O decreto, que sela o acordo, será assinado em 30 dias.

A decisão foi tomada em uma reunião com o governador Pedro Taques, os secretários de Estado de Segurança Público (Sesp) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano. O encontro foi realizado, esta manhã, no gabinete do governador, também contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e membros da sociedade civil organizada.

Segundo o secretário da Sejudh, Márcio Dorilêo, o combate ao tráfico é muito complexo e abrange outras áreas, como saúde e educação. Por isso, o decreto também irá privilegiar essas áreas. “Estabelecemos, através do compromisso com o governador, a parceria como Governo Federal para que nós possamos ampliar a rede de atuação em vários eixos e frentes, atuando tanto na prevenção, quanto no tratamento e na repressão das drogas”.

De acordo com o titular da Sesp, Mauro Zaque, em seis meses de governo já foi apreendido um número maior de drogas na fronteira do que em todo o ano de 2014. Segundo ele, isso mostra o quanto o trabalho integrado entre as polícias e os grupos de segurança tem evoluído. Contudo, ele ressalta que os criminosos também se especializam, e por conta disso a ampliação da rede de combate é necessária.

Conforme o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, a União reconhece que Mato Grosso é um estado estratégico no combate ao tráfico de drogas, por contar com uma grande faixa de fronteira e que é rota para a entrada de entorpecentes. Por conta disso, a região também se torna vulnerável e precisa de um maior aporte para o tratamento de usuários e prevenção para que os jovens e crianças não se envolvam com as drogas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE