O estado de Mato Grosso deve receber nessas eleições mil novas urnas eletrônicas. De acordo com o Secretário da Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Ailton Lopes, é feito um planejamento para distribuição e licitação para os 141 municípios do Estado.
“As urnas já estão preparadas para serem levadas às zonas eleitorais, e em meados de setembro elas já devem estar nas cidades e a cerimônia de lacração pode ser acompanhada pela população em qualquer lugar no Estado”, explicou o secretário
Mato Grosso terá o total de 8.371 urnas eletrônicas, que serão encaminhadas às 60 Zonas Eleitorais do Estado. Neste momento, todas as máquinas já foram testadas e vistoriadas, e estão armazenadas no depósito de urnas no TRE-MT para serem distribuídas até as sedes dos cartórios eleitorais, um trabalho que começará a partir do dia 22 de agosto.
Neste total estão incluídas as urnas de contingência, utilizadas nas situações em que é necessária a troca da urna disponibilizada inicialmente. Em Mato Grosso existem 7.788 seções eleitorais, sendo que cada uma delas utiliza uma urna eletrônica. Após receber os equipamentos, as zonas eleitorais começam a preparação das máquinas. Cada urna é abastecida com os dados dos eleitores que votam naquela seção eleitoral e dos candidatos do município.
Os cartórios eleitorais realizam a Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas entre os dias 19 a 23 de setembro. Esta cerimônia é um evento público e obrigatório, que conta com a presença de representantes do Ministério Público, Partidos Políticos e Ordem dos Advogados do Brasil. “Nós temos o sistema eleitoral mais avançado do mundo, eu posso garantir que é totalmente seguro, todas as urnas são lacradas. Nós temos uma organização eleitoral modelo para todos e nunca houve nada concreto contra o nosso sistema de votação e esse dado por si só nos da uma amostra de que as urnas são seguras”, explicou Lopes.