Seis novos Postos de Pesagem de Veículos serão instalados nas rodovias federais de Mato Grosso. Os chamados PPVs fazem parte da segunda etapa do Plano Diretor Estratégico de Pesagem que para o país prevê a construção de 161 postos espalhados pelos Estados. O edital número 162/11 deve ser disponibilizado amanhã pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. No entanto, a publicação via Diário Oficial da União deve sair hoje. O investimento previsto é de R$ 1,1 bilhão. O empreendimento de Mato Grosso compõe o lote número um.
Nesta fase, as obras estarão divididas em 14 lotes, contemplando a operação de 94 postos fixos e 67 móveis. Conforme o Departamento, as empresas vencedoras serão contratadas para construírem os espaços, instalarem equipamentos necessários, fazerem a manutenção e operarem o sistema de pesagem por um período de cinco anos. Somados aos 78 postos (45 fixos e 33 móveis), cuja operação foi contratada em 2008, o DNIT terá 239 balanças distribuídas pelos 57 mil quilômetros de rodovias federais não concedidas.
No território mato-grossense, os postos serão instalados nas rodovias localizadas em municípios como Rondonópolis, Diamantino, Nova Mutum e Primavera do Leste. A segunda etapa do Plano de Pesagem aponta a criação de espaços nas rodovias BR-163, 174 e 070.
De acordo com a proposta, na BR-163 serão três postos de pesagem. Um localizado no quilômetro 128, entroncamento MT-483 (Anel Rodoviário Rondonópolis) – entroncamento MT-270, no sentido Rondonópolis-Jaciara (Km inicial 128,70 e KM final 134,80).
Outro ponto na rodovia será no quilômetro 507,10, entroncamento MT-240-entroncamento BR-364/MT-010/240 (Posto Gil), sentido Nova Mutum a Lucas do Rio Verde, no município de Diamantino. Para a mesma rodovia está prevista ainda a instalação de um posto no quilômetro 611,30, Nova Mutum-entroncamento MT-235 (P/São José do Rio Claro), sentido Lucas do Rio Verde a Nova Mutum, em Nova Mutum.
Na BR-174 ocorrerá no KM 217,80 (entroncamento MT-247-entroncamento MT-246/473 – Pontes e Lacerda), sentido Porto Esperidião a Pontes e Lacerda, em Pontes e Lacerda. Já para a BR-070 serão dois pontos: ambos no km 289. Em um deles, abrange o entroncamento MT-130 (P/Alto Coité)-entroncamento MT-454, sentido Primavera do Leste ao entroncamento da BR-163, em Primavera do Leste.
O outro é correspondente ao entroncamento MT-130 (P/Alto Coité)-entroncamento MT-454, mas com sentido inverso, isto é, do entroncamento BR-163 a Primavera do Leste, também nesta última cidade.
Com o aumento de postos de pesagem, o DNIT espera que o número de veículos com excesso de peso nas estradas diminua, acarretando menos danos ao pavimento, menos gastos com manutenção e menos riscos de acidentes.
Como funcionam
Segundo as descrições do DNIT, os postos de pesagens operam com equipamentos fixos (44) e móveis (33). Os postos com equipamentos fixos funcionam com balanças seletivas, que pesam o veículo a uma velocidade de 60 km/hora e balança de precisão (lenta). Quando as primeiras indicam algum excesso, o veículo é direcionado para as balanças lentas, que podem precisar o peso das cargas.
Os equipamentos móveis funcionam com sensores que são instalados na pista e são controlados por cabines localizadas em veículos.
Em alguns casos, de acordo com a lei, o DNIT efetua o transbordo e/ou remanejamento da carga excessiva. O remanejamento faz a distribuição adequada da carga dentro do veículo, eliminando o excesso em algum eixo. Já com o transbordo, parte da carga é transferida para outro veículo.