PUBLICIDADE

MT tem dois municípios entre os menos populosos do país

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em nova estimativa preliminar, elencou os quinze municípios menos populosos do Brasil. Na lista figuram dois municípios mato-grossenses: Araguainha que tem 1.076 habitantes e está em quinto e Serra Nova Dourada com 1.392 pessoas, na 15ª posição. Já na outra ponta desta tabela, dos 15 municípios mais populosos, nenhuma cidade mato-grossense está elencada, nem mesmo a capital, Cuiabá.

De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, em 2000, Mato Grosso tinha três municípios entre os menos populosos. Naquela oportunidade, eles eram Serra Nova Dourada com 1.011 habitantes e ocupando a sétima posição; Santa Cruz do Xingu, 1.039 pessoas e ocupando a 8ª colocação; e também Novo Santo Antônio, 1.186 na 12ª posição. Tanto em 2000 quanto em 2011, quem liderou esta listagem foi o município de Borá (SP) que passou de 795 pessoas para 806 habitantes.

A população dos 15 municípios menos populosos é de apenas 17.439 habitantes, aproximadamente 0,01% da população do país. A população do Brasil foi estimada pelo método das Componentes Demográficas, a partir da população base por sexo e grupos de idade do Censo Demográfico de 2000, considerando as tábuas de mortalidade de 2000 e incorporando o padrão da fecundidade, oriundo dos resultados preliminares do Censo Demográfico 2010. Para as estimativas da população dos municípios, foi utilizado o Método da Tendência de Crescimento, tomando-se como base as populações municipais observadas em 2000 e 2010. Para as unidades da federação, as populações foram estimadas pela soma das populações de seus municípios componentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE