PUBLICIDADE

MT receberá 17 milhões de euros para implantar programa contra desmatamento

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro e sua equipe técnica estiveram reunidos durante toda a tarde de quinta-feira (30.03) com a representante do banco de desenvolvimento alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), Christiane Ehringhaus, para dar andamento à construção do Programa Global REDD Early Movers (REDD para Pioneiros – REM) em Mato Grosso.

Essa iniciativa inédita visa garantir 17 milhões de euros para o bom desempenho do estado na redução do desmatamento e da degradação ambiental. Além disso, busca promover o desenvolvimento sustentável, com ações que beneficiam principalmente as populações tradicionais, povos indígenas e agricultores familiares. No Brasil, apenas o estado Acre – e agora Mato Grosso – conseguiu concretizar a parceria.

Mesmo tendo feito apenas a abertura do evento, o governador Pedro Taques garantiu à representante do KfW que o estado se empenhará para atender todos os requisitos que garantam a vinda dos recursos. “O vice-governador e secretário da Sema está pessoalmente à frente disso”.

Para Christiane, o estado é um excelente candidato para o programa REM, pois apresenta nos últimos dez anos queda considerável no desmatamento, mas ela orienta que o programa precisa ser sólido para que o governo alemão possa financiar. A construção deve ser feita até dezembro, o que demandará esforço para que todos os atores envolvidos trabalhem conjuntamente.

“O objetivo do programa é premiar países ou estados que tem investido na conservação da floresta e na produção sustentável e apoiar uma agenda positiva que promova equidade social, em um contexto de redução de desmatamento, especialmente na fronteira agrícola, como também mais oportunidades de renda a quem protege a floresta em pé”, explica a representa alemã.

Fávaro frisou que a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), apresentada em dezembro de 2015 na Conferência do Clima (COP 21) de Paris, já possui o mesmo desafio de atuação transversal entre as secretarias de governo e a sociedade civil organizada afim de criar uma nova cultura de expansão da produção com a conservação ambiental, aliada à inclusão social. Em razão disso, indicou o diretor executivo da PCI como ponto focal e líder na construção do REM.

“Estamos num momento muito importante para a gestão ambiental no nosso estado, em que o meio ambiente é tido como estratégico, pois não temos como manter nosso ritmo de produção sem a manutenção do clima. Por outro lado, para zerar o desmatamento, que é outro desafio gigante, é preciso ir além das ferramentas de comando e controle, temos que promover inclusão social e incentivar as boas práticas”, afirmou o secretário da Sema.

Com 40 mil famílias vivendo com uma renda de até meio salário mínimo nas comunidades rurais, o secretário da Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Max Russi, avalia o programa como extremamente positivo para Mato Grosso. “Esse olhar inclusivo do meio ambiente é fundamental. Uma equipe multissetorial da nossa secretaria vai fazer esse acompanhamento”.

O secretário da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Suelme Fernandes, vem acompanhando o tema desde a primeira visita do KfW, em junho de 2016, e sabe da importância do recurso internacional aportando na agricultura familiar. “Nós apresentamos aos representantes alemãs os programas de apoio à bacia leiteira e de fortalecimento da cafeicultura no noroeste, que é a região onde há maior pressão para o desmatamento e que requer presença e atenção do estado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura confirma Us Agroboy no réveillon de Alta Floresta

A prefeitura divulgou, hoje, a programação do réveillon na...

Sorriso: condutora é socorrida após bater carro em poste

Um Fiat Uno colidiu contra um poste no canteiro...

Ginásio Aecim Tocantins sedia 16º Festival de Siriri e Cururu de Mato Grosso

O ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, recebe o 16º...
PUBLICIDADE