A prorrogação do período da piracema na região de Cáceres e também nos rios Cabaçal, Jaurú, Seputuba, Padre Inácio e Rio Formoso, bem como no Paraguai e em toda sua extensão, continua repercutindo em Mato Grosso. Nesta quinta-feira, o tráfego na ponte sobre a ponte Marechal Rondon, no rio Paraguai, quilômetro 731 da BR-070 foi interditado por representantes de diferentes setores.
De acordo com a PRF, motoristas não conseguem utilizar o trecho e não há previsão para que seja liberado. A polícia informa que o ‘movimento’ transcorre pacificamente, com a participação de empresários, pescadores, e membros da sociedade civil organizada.
Por meio de uma cautelar o Ministério Público estendeu por mais trinta dias a proibição da pesca na extensão do rio Paraguai e os afluentes que integram a Bacia do Alto Paraguai.
A justificativa da Justiça Federal é que as chuvas foram escassas entre os meses de novembro e janeiro, prejudicando a reprodução das espécies. Por conta disso, o magistrado Raphael Cazelli de Almeida Carvalho pediu a prorrogação do período em que pesca fica proibida, com objetivo de garantir a manutenção do estoque pesqueiro.