Nenhum município matogrossense foi incluso, pelo governo federal, na primeira fase do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A relação das cem cidades beneficiadas foi divulgada nesta quinta-feira pelo presidente da Telebrás, Rogério Santanna. A lista contempla as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Não foi explicado porque Mato Grosso não foi contemplado na primeira etapa. A previsão do governo é atingir mais de 14 milhões de pessoas, garantindo o acesso à internet rápida até o final de 2010.
Serão beneficiados municípios localizados nos Estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Bahia, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Tocantins. Outras 15 capitais das regiões Sudeste e Nordeste e o Distrito Federal também foram inclusas.
O preço máximo a ser pago pelos usuários não poderá ultrapassar R$ 35 e a velocidade mínima disponível será de 512 kbps. Para o ano que vem, o governo planeja incluir mais 1.063 mil pessoas no Plano Nacional de Banda Larga e, até o final de 2014, a meta é que o serviço esteja disponível para todo o Brasil.
De acordo com o governo, entre os critérios adotados para a definição das cidades estão os municípios com menor densidade de banda larga e com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), regiões pobres, alto número de habitantes, bem como outros fatores.