PUBLICIDADE

MT é contemplado com R$ 826 mil em equipamentos para modernizar sistema penitenciário

PUBLICIDADE

Mato Grosso foi um dos estados contemplados pelo programa de Modernização do Sistema Prisional, do Ministério da Justiça. Ao todo, o Estado receberá o total de cinco raios-x, 32 portais, 141 detectores manuais e 61 banquetas. O valor do investimento é de R$ 826,8 mil e o objetivo principal da ação é propiciar melhorias nas revistas realizadas nas entradas das unidades, inibindo a entrada de drogas, aparelhos telefônicos e armas.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), os aparelhos equiparão todas as unidades do Sistema Penitenciário (Sispen). Os cinco raios-x serão destinados às penitenciárias do Estado. Quanto ao prazo de distribuição dos detectores de metal (portal, raquete e banqueta), o gestor da SAAP, coronel PM Clarindo Alves de Castro, disse que o material será distribuído ainda este ano, após a confecção de um cronograma de entrega.

O cronograma deverá cumprir certas exigências e seguir requisitos como logística, para facilitar o trabalho, e urgência dos entes federativos. A ação faz parte do programa de aparelhamento da segurança do Estado, como explica o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo. “O governador Pedro Taques é sensível aos pontos que afetam diretamente a vida do cidadão e tem realizado diversos esforços para combater a violência, que muitas vezes têm origem dentro das cadeias e penitenciárias”.

Clarindo Castro destacou que a Sejudh trabalha baseada na política de modernização e humanização do Sispen. “A busca por parcerias junto ao Depen tem resultado em ações como esta: nós próximos dias equipamentos do tipo Portal Detector de Metais, com tecnologia avançada e de altíssima sensibilidade. Outro equipamento é a Banqueta de Inspeção, utilizada para inspeção pessoal com a finalidade de detectar objetos metálicos na região pélvica. Também fomos contemplados com detectores de metais manual, desenvolvidos para revistas pessoais, que detectam metais ferrosos e não ferrosos. Esses equipamentos aumentarão a segurança dos servidores, visitas e recuperandos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE