Mato Grosso foi um dos estados contemplados pelo programa de Modernização do Sistema Prisional, do Ministério da Justiça. Ao todo, o Estado receberá o total de cinco raios-x, 32 portais, 141 detectores manuais e 61 banquetas. O valor do investimento é de R$ 826,8 mil e o objetivo principal da ação é propiciar melhorias nas revistas realizadas nas entradas das unidades, inibindo a entrada de drogas, aparelhos telefônicos e armas.
De acordo com a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), os aparelhos equiparão todas as unidades do Sistema Penitenciário (Sispen). Os cinco raios-x serão destinados às penitenciárias do Estado. Quanto ao prazo de distribuição dos detectores de metal (portal, raquete e banqueta), o gestor da SAAP, coronel PM Clarindo Alves de Castro, disse que o material será distribuído ainda este ano, após a confecção de um cronograma de entrega.
O cronograma deverá cumprir certas exigências e seguir requisitos como logística, para facilitar o trabalho, e urgência dos entes federativos. A ação faz parte do programa de aparelhamento da segurança do Estado, como explica o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo. “O governador Pedro Taques é sensível aos pontos que afetam diretamente a vida do cidadão e tem realizado diversos esforços para combater a violência, que muitas vezes têm origem dentro das cadeias e penitenciárias”.
Clarindo Castro destacou que a Sejudh trabalha baseada na política de modernização e humanização do Sispen. “A busca por parcerias junto ao Depen tem resultado em ações como esta: nós próximos dias equipamentos do tipo Portal Detector de Metais, com tecnologia avançada e de altíssima sensibilidade. Outro equipamento é a Banqueta de Inspeção, utilizada para inspeção pessoal com a finalidade de detectar objetos metálicos na região pélvica. Também fomos contemplados com detectores de metais manual, desenvolvidos para revistas pessoais, que detectam metais ferrosos e não ferrosos. Esses equipamentos aumentarão a segurança dos servidores, visitas e recuperandos”.