O secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Gustavo de Oliveira, se reuniu, ontem, com o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan-GO), Joaquim Mesquita, que veio a Mato Grosso para conhecer as experiências do Executivo estadual no planejamento e monitoramento de ações prioritárias. Durante a reunião, o núcleo estratégico da Seplan, formado pelos secretários adjuntos da unidade, apresentou ao gestor do Estado vizinho os principais produtos e serviços da secretaria, entre eles o de melhoria da eficiência do gasto público, gestão de políticas públicas e de resultados, análises de conjunturas socioeconômicas, de estudos geográficos e cartografia; assim como o de coordenação da tecnologia da informação e gerenciamento de projetos do governo.
O secretário-executivo de Planejamento, José Bussiki, observou que além da tarefa de planejar a Seplan também realiza a gestão estratégia da ação que foi estruturada. “Só planejar não é suficiente, porque os planos não são autoimplementáveis. Para ir além das melhorias é necessário ter uma metodologia de gestão para mobilizar todos os recursos que a organização dispõe para implementar as prioridades que foram definidas pelo governo”, explica Bussiki.
De acordo com Joaquim Mesquita, ele veio a Cuiabá por orientação do governador goiano Marconi Perillo para conhecer as boas práticas de gestão e monitoramento do Governo mato-grossense. Segundo ele, a intenção da visita é conhecer e replicar no Executivo goiano programas como o Observatório da Gestão e Acordo de Resultados.
“Mato Grosso tem se desenvolvido cada vez mais e o governador Pedro Taques, que é uma grande liderança política e gerencial desse Estado, tem feito um excelente trabalho com sua equipe de secretários. A tendência é que a gente também implante em Goiás o Acordo de Resultados”, adiantou Mesquita que assumiu o desafio de liderar a Secretaria de Planejamento em fevereiro deste ano. Antes disso, comandou a Segurança Pública daquele Estado.
Na avaliação do secretário Gustavo de Oliveira, a agenda desta manhã com o Governo de Goiás é resultado de um diálogo que acontece desde o começo desta gestão. Conforme Oliveira, o governo Marconi Perillo é de uma gestão consolidada e de muita experiência, com o qual Mato Grosso também deve fazer intercâmbio para buscar práticas de eficiência e alcance de resultados.
“Somos um Governo que desde o início tem uma característica de inovação muito forte e que veio com uma proposta de quebra de paradigmas muito sólida. Essa aproximação é salutar para os dois lados, já que os dois Estados têm a mesma visão que é a de modernizar o setor público brasileiro”, ressaltou.
Na agenda do secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, também está marcada para esta sexta-feira uma reunião com o secretário de Estado de Gestão (Seges), Júlio Modesto.