O tráfego na ponte Marechal Rondon, no rio Paraguaia, quilômetro 731 da BR-070, foi liberado para carros, utilitários, motos, caminhões e carretas segundo a Polícia Rodoviária Federal. Representantes de diferentes setores interditaram o trecho por pouco mais de 3 horas pela manhã, em ‘protesto’ a prorrogação do período de piracema na região de Cáceres e também nos rios Cabaçal, Jaurú, Seputuba, Padre Inácio e rio Formoso, bem como no Paraguai e em sua extensão.
De acordo com a PRF, a pista foi liberada no final da manhã. O grupo não confirmou se realizará novas ações desta natureza. O movimento transcorreu pacificamente. Conforme Só Notícias informou, por meio de uma cautelar o Ministério Público estendeu por mais trinta dias a proibição da pesca na extensão do rio Paraguai e os afluentes que integram a Bacia do Alto Paraguai.
A justificativa da Justiça Federal é que as chuvas foram escassas entre os meses de novembro e janeiro, prejudicando a reprodução das espécies. Por conta disso, o magistrado Raphael Cazelli de Almeida Carvalho pediu a prorrogação do período em que pesca fica proibida, com objetivo de garantir a manutenção do estoque pesqueiro.
Noutras regiões de Mato Grosso a pesca está liberada desde o último dia 28. Na regional Sinop, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente aponta não ter havido apreensões expressivas de pescado. Somente um peixe foi localizado na lanchonete de um posto de combustível. Foi apreendida e a empresa multada.