PUBLICIDADE

MPT vai apoiar projeto Vale Luz do governo do Estado

PUBLICIDADE

Geração de renda, com foco na preservação sócio-ambiental. Esta é a proposta do Projeto Vale Luz, ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Ontem, o projeto foi apresentado para o Ministério Público do Trabalho da 23ª região (MPT) e despertou o interesse da instituição para colaborar com as ações de responsabilidade social do programa.

Na oportunidade, o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Jean Estevan, fez as explanações sobre as ações do Vale Luz, que foi criado em 2006 e reformulado em 2009. O projeto permite a troca de garrafas plásticas em geral e latas de alumínio por cupons de descontos na conta de energia elétrica ou alimentos na rede de Supermercados Modelo.

Somente nos últimos nove meses, o Vale Luz já coletou mais de 21 toneladas de resíduos nos cinco postos de coleta do programa. Deste total, cerca de 16 toneladas correspondem a garrafas plásticas e sete toneladas de latas de alumínio. A Bioterra, um dos parceiros institucionais do programa, participou ainda da ação realizada na Baía de Chacororé, em Barão de Melgaço, onde foram retiradas mais de 15 toneladas de lixo do local.

O procurador-chefe do MPT da 23ª região, Raulino Maracajá Coutinho Filho, disse que se interessou pelo projeto desde que soube da existência do mesmo, e por isso solicitou uma reunião com os responsáveis pelo programa. "Assim como em outras iniciativas que participamos, nós vemos que esta parceria é essencial para o sucesso dos trabalhos. Vamos participar do projeto e o Termo de Parceria será assinado na presença do Procurador Geral do Trabalhado, Otávio Brito Lopes, no próximo dia 27", adiantou o procurador.

Para o secretário Jean Estevan, a participação do MPT no Vale Luz será muito importante, principalmente na atual fase expansão do projeto. "A parceria com o MPT será de fundamental importância para ajudar na manutenção das atividades do programa. Atualmente temos duas frentes de trabalho, sendo uma voltada para a arrecadação de resíduos e outra focada na sensibilização dos estudantes. Para este ano, queremos ainda levar o Vale Luz para o interior do Estado, escolas de Cuiabá e Várzea Grande, além do envolvimento do movimento comunitário e engajamento da sociedade em geral", explicou o secretário.

A parceria Setecs e MPT existe desde 2008 quando foi firmado um convênio que possibilitou o repasse das multas e acordos trabalhistas para o Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (Feat). Os recursos são financiadores de cursos de qualificação profissional em diversas áreas para os trabalhadores do Estado. Além disso, as verbas oriundas deste convênio ajudaram na construção na Casa do Trabalhador, onde hoje funciona a sede do Sine Estadual.

A apresentação do Projeto Vale Luz ao MPT contou com a presença dos sócios-proprietários da Bioterra, Odivaldo Santos e Carlos Franco e os responsáveis pelas ações do Vale Luz na Setecs, Núbia Patrícia de Oliveira e Hélio Miyagawa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Festival cultural “Vozes que Brilham” começa nesta sexta em Nova Mutum

O Festival Cultural "Vozes que Brilham" será realizado nesta...
PUBLICIDADE