PUBLICIDADE

MPT apura responsabilidade trabalhista em caso de incêndio em indústria em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT) instaurou notícia da fato para apurar eventuais danos à saúde de trabalhadores no caso do incêndio ocorrido em estabelecimento da Luft Logistics Agribusiness em Sorriso, no último dia 8, que gerou muita fumaça na cidade e com algumas pessoas sentido-se mal. “Como as causas do incêndio ainda são desconhecidas, a coordenação executiva do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e a equipe da Procuradoria do Trabalho no Município de Sinop, onde tramita a NF, reuniram-se, no dia 13 de outubro, para trocar informações e sugestões de atuação”, informa a assessoria.

O encontro contou com a presença do procurador do Trabalho Bruno Choairy, coordenador do fórum, da procuradora do Trabalho Thalma Rosa de Almeida Furlanetti e do procurador-chefe do MPT, Danilo Nunes Vasconcelos. Pela UFMT, participaram o professor e pesquisador Jackson Rogério Barbosa e a professora doutora Márcia Montanari, além do auditor-fiscal do Trabalho Silvio Teixeira, da superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso.

O procedimento instaurado vai direcionar suas ações para verificar os eventuais danos à saúde dos trabalhadores, enquanto o Fórum atuará de forma mais abrangente, em relação às condições ambientais. Foram expedidos ofícios à secretaria de Saúde de Sorriso requerendo informações sobre as medidas de vigilância adotadas a partir do incidente, inclusive quanto ao controle da situação de risco e a prefeitura solicitando cópia do Zoneamento Urbano, de modo a verificar a possibilidade de armazenamento de agrotóxicos nas intermediações da zona urbana. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) deverá prestar informações sobre o armazenamento de agrotóxicos por parte de empresas de transporte/logística relativas aos últimos dois anos.

O MPT aponta que, “por conta da densa fumaça, 24 pessoas, entre elas nove bombeiros, precisaram ser encaminhadas para atendimento médico. A fumaça espalhou-se pela cidade e a Defesa Civil chegou a emitir alerta para que os moradores permanecessem em casa com as janelas fechadas, em razão dos possíveis riscos à saúde por inalação de produtos tóxicos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu e as chamas foram controladas a tempo de não se espalharem para outros armazéns”.

O MPT quer esclarecer se o fogo foi em um galpão que armazena agrotóxicos. “Em nota, a empresa negou a informação e afirmou que o fogo ficou restrito ao armazém de sementes”, acrescenta a assessoria do Ministério Público do Trabalho.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comitiva de Mato Grosso apresenta propostas em conferência nacional de meio ambiente

Mato Grosso está participando da 5ª Conferência Nacional do...

Campanha de vacinação será sábado em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (10),...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE