PUBLICIDADE

MPF investiga medicamentos vencidos na Farmácia de Alto Custo em Cuiabá

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal instaurou inquérito para apurar irregularidades na compra e distribuição de medicamentos da Farmácia de Alto Custo de Mato Grosso. A investigação, aberta por ordem da procuradora Bianca Britto de Araújo, tem por base relatório da Auditoria Geral do Estado (AGE), que apontou prejuízo de R$ 1,5 milhão em seis meses e de R$ 2,8 milhões durante o período em que o Instituto Pernambucano de Assistência Social (Ipas) esteve à frente da unidade.

Após a conclusão dos trabalhos de auditoria e atendendo recomendação da AGE, o governador Silval Barbosa (PMDB) decretou intervenção na unidade. Os relatórios apresentados pelo Ipas para a auditoria apontam que do total já descartado, mais de 70% era formado por medicamentos.

O documento aponta que embora o foco da vistoria compreenda a atuação do Ipas entre novembro de 2012 e abril de 2013, o poder público sofre com as perdas desde junho de 2011, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) firmou contrato de 5 anos com a OSS para administrar o Ceadis, vinculado à Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF).

Na avaliação da AGE, tanto a aquisição quanto o recebimento de quantidades superiores ao necessário para atender a demanda contribuíram com o cenário de desperdício. O relatório destaca que as perdas podem ser ainda maiores, uma vez que medicamentos foram entregues perto do vencimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A OSS também não apresentava informações dos itens que estavam abaixo do estoque mínimo para compra e entrega, gerando a impossibilidade de atender os pacientes. O Ipas também é apontado como responsável pelo recebimento dos remédios com vida útil inferior a 75%, contrariando a portaria que regulamenta a validade.

Durante o período de intervenção, a SES instaurou processo administrativo, que culminou com o rompimento do contrato com o Ipas, em 31 de janeiro deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Força-tarefa resgata 20 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Médio Norte

Em operação conjunta realizada nesta semana, foram resgatados 20 trabalhadores,...

Fórum de Lucas do Rio Verde abre seletivo para assistentes sociais

Comarca de Lucas do Rio Verde abriu processo seletivo...
PUBLICIDADE