Na terça-feira (19) será o dia "D" contra dengue para o Ministério Público Estadual. A orientação é para que, em todo o Estado, os promotores de Justiça promovam reuniões com gestores municipais e representantes de diversos setores da sociedade para diagnosticar o problema. A iniciativa visa assegurar um acompanhamento eficaz das medidas adotadas pelo poder público no combate e prevenção à dengue.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, com esta mobilização o MPE espera sensibilizar a população para o enfrentamento da dengue, cujos índices de infestação de mosquitos tendem a aumentar com a proximidade do período das chuvas. "Embora as Promotorias de Justiça já estejam engajadas nessa luta, pretendemos com essa mobilização chamar a atenção da sociedade para o problema e buscarmos soluções conjuntas", afirmou o Procurador-Geral de Justiça.
Segundo o titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Cidadania, procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira, para facilitar o trabalho dos promotores de Justiça foram enviados para as todas as Promotorias sugestões de medidas a serem adotadas, informações técnicas sobre o avanço da doença e indicadores para avaliação dos resultados obtidos.
"Além da proximidade do período chuvoso, o momento é crucial para o efetivo acompanhamento das metas definidas para os próximos meses, em relação a alocação de recursos pela municipalidade e pelo Estado, sobretudo para o tema educação sanitária, na vertente do envolvimento comunitário para as ações preconizadas", ressaltou o procurador de Justiça.
Conforme dados obtidos pelo MPE na Superintendência de Vigilância em Saúde de Mato Grosso, em 2010 houve um acréscimo de 9,2% dos casos de dengue notificados de janeiro a setembro, se comparado ao mesmo período no ano passado. Este ano já foram registrados 50 óbitos provocados pela dengue. Existem ainda outros 11 óbitos sendo investigados como causa provável da referida doença.