O Ministério Público Estadual realiza na sexta-feira (7), às 17h, solenidade de posse de 19 novos promotores de Justiça substitutos. O evento ocorrerá no auditório da Sede das Promotorias de Justiça da capital. Nas próximas semanas os novos membros da instituição vão passar por curso de formação com palestras, discussões e atividades práticas sobre a rotina diária de um promotor de Justiça. O conteúdo programático do curso de formação é elaborado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em conjunto com as Procuradorias Especializadas e Corregedoria Geral.
Além de questões relacionadas à estrutura de funcionamento da instituição, também serão abordados aspectos referentes às prioridades de atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso na defesa da sociedade. Os novos membros conhecerão um pouco dos trabalhos feitos pela Corregedoria Geral. Serão abordados tópicos como: Normas (sobre estágio probatório e outras), Atividade Correicional, Cadastro, entre outros assuntos.
Os promotores de Justiça substitutos vão conhecer e esclarecer dúvidas sobre a forma de atuação das Procuradorias Especializadas da Cidadania, Patrimônio Público e Infância. Eles conhecerão, ainda, como funciona o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). Os novos membros vão saber um pouco mais sobre os trabalhos da Ouvidoria Geral, bem como da Fundação Escola Superior do MP e a Associação Mato-grossense do MP.
Durante as semanas de formação os promotores substitutos, também, vão conferir de perto os trabalhos do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O curso de formação contempla, ainda, debates sobre a área da infância, patrimônio, cidadania, meio ambiente, central de inquéritos, Maria da Penha, Execução Penal, Família, Ordem Tributária, Feitos Gerais e Auditoria Militar. Para fechamento das atividades, haverá a participação dos novos membros no plenário do Júri e visitas técnicas às unidades prisionais.