PUBLICIDADE

MPE de Mato Grosso denuncia grupo que aplicava golpe da “falsa portabilidade” e deixou prejuízo de R$ 23 milhões

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Ministério Público do Estado (MPE) denunciou uma organização criminosa integrada por 51 pessoas, a maioria moradores de Cuiabá, que aplicavam o “Golpe da Falsa Portabilidade”. O grupo deixou um prejuízo de R$ 23 milhões a uma empresa do ramo financeiro e foi denunciado pelo promotor de Justiça que compõe o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

Consta na denúncia que integrantes da organização criminosa criavam uma conta bancária na plataforma da empresa, utilizando-se indevidamente de dados pessoais dos reais beneficiários dos valores (trabalhadores) e de documentos falsificados (com foto de terceiros, que realizavam a validação da conta por selfie). Posteriormente, solicitavam a portabilidade de salário e, uma vez creditado, realizavam a distribuição dos valores, por meio de diversas operações financeiras.

Segundo o MPMT, os crimes foram cometidos entre os meses de dezembro de 2018 e setembro de 2023. Além de Mato Grosso, a organização contava com integrantes nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

De acordo com a participação de cada um no esquema, os denunciados devem responder por constituição de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato mediante fraude eletrônica e lavagem de capitais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morto em acidente na 163 será sepultado em Nova Mutum

Graciano Francisco dos Santos, de 40 anos, será velado,...

Ciclista atingida por moto em cruzamento morre no Mato Grosso; condutor fugiu

A Polícia Civil confirmou que Iraci Pegnoratto Silva, de...
PUBLICIDADE