PUBLICIDADE

MP solicita informações do processo seletivo para contratação de professores em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para apurar a contratação temporária de professores, por meio de processo seletivo aberto pela secretaria Municipal de Educação. Segundo a promotoria, “a investidura para cargos com atribuições permanentes, habituais e profissionais deve ocorrer mediante o prévio concurso público” e considerou que a mensagem do Poder Executivo, em projeto de lei que autorizou a abertura do seletivo, “consignou que no decorrer do ano letivo há, sistematicamente, a necessidade de contratação de professores em razão de vacância dos cargos de professores efetivos por aposentadorias, exonerações ou mesmo pelo afastamento de professores de regência de classe para o exercício de outras funções do magistério, a exemplo da direção das escolas”.

A promotoria ressalta que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que a contratação temporária para atender a necessidade de excepcional interesse público, deve observar “previsão em lei dos casos, tempo determinado e necessidade temporária de interesse público excepcional e que a regra é a admissão de servidor público mediante concurso público”.

Foi concedido prazo para a Procuradoria Geral do município informar o número de professores aposentados e exonerados desde 2014 (ano em que foi feito o último concurso da prefeitura) e também foi determinada verificação de “eventual existência de cadastro de vagas ao cargo de professor nas áreas de Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências, História, Geografia e Educação Física referente ao último concurso”.

Conforme Só Notícias já informou, os professores aprovados no processo seletivo terão remuneração mensal de R$ 2,9 mil. Os contratos terão validade de seis meses, podendo ser prorrogados por mais seis. As inscrições vão até o dia 21 deste mês. Já as provas serão aplicadas no dia 9 de dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça decreta prisão preventiva de acusada de assassinar ex em Lucas do Rio Verde

A Justiça decretou a prisão preventiva da principal suspeita...

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Avião colide com pássaro ao pousar no aeroporto de Sorriso

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que operava o...
PUBLICIDADE