PUBLICIDADE

MP realiza no próximo mês audiência pública para debater atividade garimpeira em Matupá e Peixoto

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Ministério Público do Estado realizará, dia 3 de julho, às 18h, audiência pública conjunta para discutir a atividade de garimpo com uso de balsas em Matupá e Peixoto de Azevedo. O evento será na câmara de Peixoto e contará com a participação de representantes da cooperativa de garimpeiros, da secretaria estadual de Meio Ambiente, de autoridades locais e da sociedade.

“O Ministério Público reafirma seu compromisso com a legalidade e com a preservação ambiental. Convidamos toda a população a participar da audiência pública, para que possamos, juntos, debater soluções sustentáveis e responsáveis para a atividade garimpeira em nossa região. A construção de um futuro mais justo e ambientalmente equilibrado depende da participação ativa de todos”, destacou a promotora de Justiça substituta Fernanda Luckmann Saratt, de Peixoto de Azevedo.

Atualmente, o MP está com dois procedimentos investigativos, um em cada município, voltados à apuração da extração mineral. Em Matupá, a promotoria de Justiça determinou a fiscalização de balsas ilegais e irregulares utilizadas no garimpo, ação executada pela SEMA. Em paralelo, a promotoria de Peixoto também acompanha a situação local.

O relatório técnico da fiscalização realizada pela Sema deverá ser concluído nos próximos dias. Os bens apreendidos, por serem instrumentos de crimes ambientais, deverão ser destruídos, conforme determina o decreto federal, além da jurisprudência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e do Supremo Tribunal Federal (STF), informou o Ministério Público.

Fernanda Luckmann Saratt, de Peixoto de Azevedo, destacou a importância da atuação conjunta. “A atuação firme e coordenada da Sema, com o apoio do MPMT, representa um passo essencial na proteção dos nossos recursos hídricos e na defesa da saúde da população. A recente operação de fiscalização nos rios Peixoto, Peixotinho e Braço Norte, que resultou na apreensão de balsas utilizadas em garimpo ilegal, é uma resposta concreta ao clamor da sociedade por um meio ambiente equilibrado e livre da contaminação por mercúrio e outros poluentes”, defendeu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotor espera pena maior que 100 anos para assassino de mãe e filhas em Sorriso

O promotor de justiça Luiz Fernando Rossi Pipino afirmou...

Suspeito de matar psicóloga em Sinop tem prisão decretada pela Justiça

A juíza Rosângela Zacarkim dos Santos decretou a prisão...

Definido período das férias escolares em Sorriso

A secretaria municipal de Educação de Sorriso confirmou que...
PUBLICIDADE