PUBLICIDADE

MP quer punição maior a americanos por acidente com 154 mortes no Nortão

PUBLICIDADE

A procuradora da República, Analícia Ortega Hartz, afirmou, no final da manhã, que ingressará com recurso no Tribunal Regional Federal (TRF) contra a sentença aplicada pelo juiz federal Murilo Mendes aos pilotos norte-americanos do jato Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. Ela discorda da decisão do magistrado no qual ambos foram condenados a quatro anos por crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, mas a pena foi revertida em prestação de serviços comunitários nos Estados Unidos. O acidente ocorrido em 2006, mas decidido apenas este ano, causou a morte de 154 pessoas após a asa do jato bater no Boieng da Gol, que caiu em uma mata em Peixoto de Azevedo, no Nortão. Foi o segundo maior acidente da aviação civil brasileira.

O Ministério Público Federal (MPF) também quer uma punição mais severa para o controlador de tráfego aéreo, Jomarcelo Fernandes dos Santos. Ele foi absolvido pelo juiz. Na decisão, o magistrado levou em consideração que ele estava trabalhando sem ter a devida capacidade profissional e repassou o posto para outro controlador, Lucivando Tibúrcio de Alencar, que não se atentou ao descuido do primeiro. Lucivando por ser mais experiente deveria teria sido imprudente. Ele foi condenado a três anos e quatro meses, mas a pena também foi revertida prestação de serviços comunitários e proibição temporária do exercício da profissão.

Analícia afirmou que é injustificável a absolvição de Jomarcelo e quer que a decisão seja revista. Já em relação aos pilotos americanos, ela pretende aumentar a pena. Segundo ela, o Código Penal prevê a ampliação de 1/3, devido as 154 mortes, e mais 1/3 pelo crime ter sido cometido por conta da violação da regra técnica da profissão. “Não foi aplicada a devida pena e o regime semiaberto, mesmo que não seja o ideal, é o mais adequado que a limitação de final de semana e a proibição do exercício da profissão, absolutamente desproporcionais ao sofrimento causado pela morte de 154 pessoas”, afirmou, durante entrevista coletiva, concedida na capital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE