quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

MP propõe contratação de inscritos em seletivo para atender urgência na área da Saúde em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O  Ministério Público do Estado manifestou-se contrário à renovação ou prorrogação de quaisquer contratos que venham a vencer de servidores temporários na secretaria de Saúde da capital e sugeriu a possibilidade de contratação dos profissionais que estão inscritos no processo seletivo simplificado em curso, desde que apresentem os documentos imprescindíveis para a contratação. A medida busca atender as necessidades urgentes e a continuidade da prestação do serviço público à população.

O MP respondeu a prefeitura pedido com relação ao término dos contratos temporários na área da Saúde. Segundo a promotoria, a contratação dos profissionais inscritos no processo seletivo deverá seguir critérios objetivos e impessoais. Caso haja a perspectiva de que o atual processo seletivo não tenha obtido inscritos suficientes para atender à demanda extrema e urgente, até a conclusão do concurso, a orientação dos promotores de Justiça da área de saúde é de que sejam realizados imediatamente novos processos seletivos, quantos forem necessários.

“Causa certa estranheza o fato dos profissionais atualmente contratados, cujos contratos estão em vias de vencer, não buscarem regularizar sua situação, mediante inscrição nos dois processos seletivos simplificados recentemente lançados, ensejando duas hipóteses preocupantes para seu aparente desinteresse: ou não preenchem os requisitos mínimos para o atual exercício regular da profissão (em face de não haver mais atenuações decorrentes da emergência da pandemia), ou os contratos oferecidos nos processos seletivos simplificados apresentam condições de trabalho mais precárias que os atuais contratos”, diz um trecho da manifestação do MP.

Em petição enviada ao judiciário, o Ministério Público requer a intimação da prefeitura para que justifique o atraso do cumprimento das obrigações estabelecidas pela jusiça e também apresente quadro comparativo indicando a remuneração (incluindo todo tipo de pagamento ou parcela), jornada de trabalho, lotação e demais condições oferecidas nos Processos seletivos simplificados do ano passado e deste ano paralelamente àquelas dos contratos temporários vencidos ou a vencer que se pretende prorrogar indefinidamente.

A promotoria pede ainda que seja informado quantos candidatos foram nomeados e quantos ainda serão (por cargo) e quantos candidatos se inscreveram no processo seletivo simplificado de 2022 e requer também informações sobre o atual andamento do concurso e a previsão das próximas fases, finalização e nomeação dos aprovados.

Há nove anos, o município de Cuiabá firmou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público comprometendo-se a realizar concurso público na área da saúde para evitar contratações temporárias. As obrigações assumidas, no entanto, não foram cumpridas e levaram o MP a ingressar com ação de execução contra o município, ocasião em que o Tribunal de Justiça determinou a realização de concurso.

As contratações temporárias na secretaria de Saúde também foram objeto de ação civil pública por ato de improbidade administrativa, gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, quando o juízo de primeiro grau proferiu sentença determinando a exoneração imediata dos servidores contratados sem concurso público. Decisão esta que foi posteriormente mantida pelo Tribunal de Justiça, já na gestão do atual prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo o MP, “diante da omissão dolosa no cumprimento da decisão judicial e das reiteradas contratações temporárias, em desobediência a obrigação da realização de concurso público, Emanuel Pinheiro e o então secretário municipal de Saúde Hurak Douglas Corrêa se tornaram réus na ação civil pública por Ato de Improbidade Administrativa.

As investigações que fundamentaram referida ação civil pública também motivaram a realização da operação Capistrum pelo Núcleo de Ações de Competência Originárias (Naco Criminal) que resultou no afastamento do cargo, ano passado, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, acusado de fazer nomeações de servidores na Saúde, sem qualificação, com fins eleitorais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo será amanhã em Sinop e Sorriso; sábado em Carmem

A representação teatral da paixão e morte de Jesus...

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...
PUBLICIDADE