segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

MP passa a fazer monitoramento constante das compras em Mato Grosso relativas à pandemia

PUBLICIDADE
Só Notícias

O Ministério Público do Estado desenvolveu uma ferramenta tecnológica para acompanhamento das compras feitas pelas prefeituras e governo relativas à pandemia da Covid-19 em todo o Estado. São disponibilizadas várias informações, dentre elas, a média de preços de insumos praticada antes e durante a pandemia e as modalidades mais utilizadas para a contratação. A ferramenta possibilita, inclusive, a emissão de alerta sobre eventual sobrepreço praticado pela empresa fornecedora.

Com acesso restrito aos promotores e procuradores de Justiça no portal de apoio à investigação, o “Painel da Covid-19” traz também dados relativos aos repasses de valores decorrentes de transferência da União aos municípios para enfrentamento ao novo Coronavírus. De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação , Rubens Alves de Paula, a ferramenta foi elaborada a partir de dados abertos fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado e o seu desenvolvimento contou com a colaboração da empresa iMaps Data Group, representante da Qliksense.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, avalia que a iniciativa busca auxiliar os promotores a garantir agilidade no acompanhamento das compras destinadas ao combate ao Novo Coronavírus pois “terão acesso às informações por meio de uma plataforma que fará o cruzamento de dados, o que facilitará o controle das contratações atinentes à pandemia da Covid-19”.

O painel possibilita ainda a realização de consultas às pessoas jurídicas contratadas, e visão por categoria de produto (equipamentos hospitalares, medicamentos, serviços e outros). A iniciativa busca estimular o controle dos gastos públicos, fornecendo aos promotores de Justiça dados atualizados periodicamente. O que antes era feito por meio de requisições, agora poderá ser realizado apenas com um “clique”.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE