PUBLICIDADE

MP passa a fazer monitoramento constante das compras em Mato Grosso relativas à pandemia

PUBLICIDADE
Só Notícias

O Ministério Público do Estado desenvolveu uma ferramenta tecnológica para acompanhamento das compras feitas pelas prefeituras e governo relativas à pandemia da Covid-19 em todo o Estado. São disponibilizadas várias informações, dentre elas, a média de preços de insumos praticada antes e durante a pandemia e as modalidades mais utilizadas para a contratação. A ferramenta possibilita, inclusive, a emissão de alerta sobre eventual sobrepreço praticado pela empresa fornecedora.

Com acesso restrito aos promotores e procuradores de Justiça no portal de apoio à investigação, o “Painel da Covid-19” traz também dados relativos aos repasses de valores decorrentes de transferência da União aos municípios para enfrentamento ao novo Coronavírus. De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação , Rubens Alves de Paula, a ferramenta foi elaborada a partir de dados abertos fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado e o seu desenvolvimento contou com a colaboração da empresa iMaps Data Group, representante da Qliksense.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, avalia que a iniciativa busca auxiliar os promotores a garantir agilidade no acompanhamento das compras destinadas ao combate ao Novo Coronavírus pois “terão acesso às informações por meio de uma plataforma que fará o cruzamento de dados, o que facilitará o controle das contratações atinentes à pandemia da Covid-19”.

O painel possibilita ainda a realização de consultas às pessoas jurídicas contratadas, e visão por categoria de produto (equipamentos hospitalares, medicamentos, serviços e outros). A iniciativa busca estimular o controle dos gastos públicos, fornecendo aos promotores de Justiça dados atualizados periodicamente. O que antes era feito por meio de requisições, agora poderá ser realizado apenas com um “clique”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE