segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

MP lança em Sorriso projeto para reduzir ao menos 30% casos de obesidade infantil

PUBLICIDADE
Só Notícias

O Ministério Público do Estado apresentou o projeto Liga da Saúde, que tem como foco prevenir e combater a obesidade infantil entre os alunos da rede pública e privada de ensino, além de estimular a alimentação saudável e o aleitamento materno. O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, coordenador do projeto, explicou que, durante todo o ano, haverá palestras, rodas de conversa, visitas às unidades de ensino, teatro infantil, reuniões, audiências públicas e distribuição de cartilhas informativas sobre o tema.

Além das ações de sensibilização, o projeto também prevê atendimento psicológico e orientativo às crianças e familiares. Segundo ele, o MP já começou a realizar um levantamento sobre os cardápios usados pelas escolas para distribuição de merenda escolar, sobre os alimentos e bebidas que estão sendo comercializados nas cantinas e também se o tema alimentação saudável está sendo trabalho nas unidades de ensino.

A expectativa é que, até o final do ano, os casos de obesidade infantil em Sorriso sejam reduzidos em ao menos 30%. Para  a execução do projeto, o MP conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, de professores, pedagogos, diretores de escolas, assessoria pedagógica da Seduc, dos membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, alunos, associações de moradores e  NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam a existência de 124 milhões de crianças e adolescentes obesos no mundo. No Brasil, uma a cada três crianças está com sobrepeso. Os dados são preocupantes e levaram o Conselho Nacional do Ministério Público a recomendar a priorização de ações de prevenção e combate da obesidade infantil e promoção da alimentação saudável e do aleitamento materno, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

“Agora Q Q Esse” conquista título de melhor bloco carnavalesco de Cuiabá

Com alas e samba-enredo focados nas histórias dos antigos...

Município em Mato Grosso teve o maior volume de chuvas na região mês passado, aponta Inmet

Nota técnica sobre os principais fenômenos meteorológicos que ocorreram...

Bombeiros resgatam mulher em MT que se segurou em árvore após ser levada por correnteza

Bombeiros militares resgataram, ontem, uma mulher em risco iminente...
PUBLICIDADE