PUBLICIDADE

MP faz notificações recomendatórias para cooperativas no Nortão sobre extração de minério

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Ministério Público do Estado informou que não houve a formalização de termo de compromisso entre as cooperativas após a audiência pública, realizada em junho, para tratar dos impactos ambientais da atividade mineradora no Rio Peixoto. De acordo com o MP, a “Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) recusou a proposta, optando por conduzir de forma independente os processos de licenciamento ambiental e regularização minerária, desvinculando-se administrativamente da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe)”.

A promotoria de Justiça Cível de Peixoto de Azevedo decidiu, então, emitir notificações recomendatórias para ambas as cooperativas com proibição, sob qualquer circunstância, da extração de minerais sem a devida titulação minerária e licença ambiental válida, sob pena de responsabilização nas esferas administrativa, civil e criminal. e para outra foi recomendado que, diante da ausência de títulos minerários e licença ambiental, a atividade de extração mineral não pode ser iniciada ou mantida, sob pena de responsabilização nas mesmas esferas.

A promotora Fernanda Luckmann Saratt reforça que a atuação do MP se fundamenta na estrita legalidade e na proteção do meio ambiente e “não compactua com a extração mineral irregular, independentemente da cooperativa responsável. A atividade de extração mineral está condicionada à aprovação e expedição da licença ambiental pelo órgão competente, no caso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e ao respectivo título minerário junto à Agência Nacional de Mineração (ANM)”, explicou.

Ainda conforme a promotora, somente com o atendimento integral desses requisitos legais a atividade poderá ser considerada regular. “Sem o licenciamento ambiental e a titulação minerária, não pode haver qualquer tipo de extração, sob pena de responsabilização nos termos da legislação vigente. O objetivo do Ministério Público é garantir o cumprimento rigoroso da legislação e a proteção integral do meio ambiente”, acrescentou, através da assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre em grave acidente entre moto e caminhão em MT

David Wilkerson Gonçalves de Menezes, de 23 anos, que...

Inscrições de seletivos em Mato Grosso com salários de R$ 16 mil terminam amanhã

O período de inscrições em dois processos seletivos simultâneos...

Prazo para propostas de compra da Santa Casa termina na próxima terça-feira

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT)...

Tribunal mantém indenização a família de homem morto em acidente no Nortão

A Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de...
PUBLICIDADE