PUBLICIDADE

MP de Sorriso lança hoje programa de combate à exploração infanto-juvenil

PUBLICIDADE

Será lançado logo mais, às 08:00h, na Câmara Municipal de Sorriso, o lançamento do programa “Cooperação no Combate da Exploração Sexual Infanto Juvenil”, lançado pelo promotor da Vara da Infância e Juventude, Marcos Brant Gambier Costa.

O projeto será implantado para que as entidades que trabalham em prol da criança e do adolescente possam fazer um trabalho conjunto, iniciando com um diagnóstico completo da situação (nível da exploração no município, bairros com maior incidência de casos, perfil do agressor e das vítimas, entre outros) e culminando com uma estratégia de combate a esse tipo de crime.

“Cada entidade, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Ação Social, já faz esse trabalho individualmente. O diferencial que estamos propondo é uma co-gestão para administrar essas situações de riscos. Vamos centralizar o atendimento no Centro de Atenção à Criança e Adolescente vítima de exploração sexual, que será criado no município”, afirmou o promotor.

Outro objetivo da gestão conjunto, segundo ele, é dar respaldo ao Programa Sentinela, que será implantado pela prefeitura municipal, com verba do Governo Federal. Só Notícias apurou que o termo convoca para participar do projeto o Conselho Municipal dos Diretiros da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal através dos agentes de fiscalização e secretarias de Fazenda, promoção Social e Educação e Cultura, Pastoral da Criança, Hospital Regional, Instituto de Perícias, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Conselho Municipal de Segurança Pública de Sorriso.

Ele cita ainda a incapacidade do sistema penal, por si só, em ofertar respostas ao problema da violência sexual praticada contra a criança e o adolescente, o que requer o reconhecimento da legitimidade da sociedade civil para promover essa gestão de interesse, bem como de sua responsabilidade em fazê-lo.

O município de Sorriso, segundo pesquisa coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, está entre os 932 municípios pesquisados onde foram constatadas denúncias de prostituição envolvendo criança e adolescentes. “A eliminação da exploração sexual infanto-juvenil será facilitada pela adoção de uma abordagem conjunta que tenha em conta os fatores que contribuem para a existência de tal prática abusiva, de maneira particularmente explícita a pobreza, as desigualdades sócio-econômicas, a disfunção familiar, a falta de educação, a discriminação sexual, o comportamento sexual irresponsável dos adultos, as práticas e costumes tradicionais nocivos”, ressalta o documento.

Todos os órgãos parceiros deverão se reunir no mínimo uma vez a cada dois meses, a fim de que sejam discutidas as metas e objetivos do trabalho proposto, programando ações de prevenção e de repressão à prostituição e exploração sexual de crianças e de adolescentes.

A Prefeitura Municipal de Sorriso fica compromissada a disponibilizar à comunidade local, uma Central de Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Exploração Sexual (CA), equipada com recursos físicos e humanos. A Central de Atenção à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual fica incumbida de repassar o fato ao Conselho Tutelar, para adoção de providências legais cabíveis, tudo mediante encaminhamento de cópia, para conhecimento, ao Ministério Público Estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE