sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

MP de Mato Grosso terá laboratório contra lavagem de dinheiro

PUBLICIDADE

Um termo de cooperação técnica firmado entre a Procuradoria Geral de Justiça e o Ministério da Justiça subsidiará a implantação e o funcionamento de um Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. A finalidade é propiciar apoio às atividades finalísticas do Ministério Público no tocante à recuperação de ativos. O MP/MT também passará a integrar a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab).

“Esta parceria possibilitará o fortalecimento e a construção colaborativa de uma sistemática que dará maior eficácia na recuperação de ativos e no combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, no âmbito civil e administrativo. Além da articulação de esforços, a cooperação técnica propiciará o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimentos, metodologias e tecnologias entre as instituições”, ressaltou o procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Paulo Prado.

Segundo ele, o termo de cooperação não envolverá a transferência de recursos orçamentários. “Caberá ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso a disponibilização de recursos e das instalações necessárias à implantação e ao funcionamento desse laboratório que permitirá, por exemplo, a localização de devedores, interpostas pessoas (laranjas), grupos econômicos informais, bens próprios e desviados, identificação de fraude contra credores e variações patrimoniais a descoberto”.

De acordo com o Termo de Cooperação, a Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania ficará responsável apenas em fornecer treinamento e capacitação aos servidores do Ministério Público de Mato Grosso designados para gestão ou uso do laboratório de informações.

A Rede Lab integra a estrutura da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça. Tem como objetivos o uso intensivo de tecnologia aplicada no combate a lavagem de dinheiro, o estudo e desenvolvimento de técnicas e metodologias para análise e produção de informações estratégicas, com foco na agregação de valor à produção de provas, e a difusão de conhecimentos produzidos por meio da análise de casos de alta complexidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Recapeamento de rodovia estadual no Nortão deve começar semana que vem

A MT-225, no trecho entre o município de Vera...

Professores da UFMT entram em greve por tempo indeterminado

Em assembleia geral da Adufmat-Ssind, realizada hoje, os docentes...

Programa Mais Júri faz mais de 100 julgamentos de crimes contra a vida; 58 condenações

O Programa Mais Júri completou nesta semana a centésima...
PUBLICIDADE