A movimentação de passageiros no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, diminuiu 12,1% no último ano, em relação ao ano anterior. Dados divulgados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil mostram que 3,212 milhões de passageiros em voos domésticos passaram pelo terminal mato-grossense em 2015. No ano passado, 2,820 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcam na unidade.
Também houve queda no número de aeronaves movimentadas e no transporte de carga aérea. Segundo o Ministério, 34,5 mil aviões passaram pelo aeroporto em 2015. Em 2016, este total caiu para 29,2 mil. Já a movimentação de carga aérea caiu de 8,7 milhões de quilos, em 2015, para 7,3 milhões de quilos, no ano passado. A movimentação de mala postal via voo regular diminuiu de 6,4 milhões de quilos, no ano anterior, para 4,3 milhões de quilos, no último ano.
O Sistema Hórus foi disponibilizado pelo governo federal, nesta quarta-feira, para consulta pública com um raio-x da infraestrutura, operação e desempenho dos aeroportos do país – do terminal com maior movimentação, Guarulhos, com 36 milhões de passageiros em 2016, aos pequenos do interior do Brasil, como Irecê (BA), que registrou 22 passageiros no mesmo período.
O sistema contém dados sobre movimentação de passageiros e de aeronaves de 2004 até hoje, além de informações de infraestrutura aeroportuária, desempenho, gestão e operação dos terminais. A plataforma, aberta para uso público, também apresenta dados de carga aérea e mala postal, bem como fornece informações sobre rotas e voos autorizados vigentes (domésticos e internacionais).