sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Mortes no trânsito de Lucas do Rio Verde aumentam mais de 40% e secretaria planeja medidas de segurança

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Kimberly Schäfer/arquivo)

Foram confirmados, de janeiro a dezembro passados, 27 óbitos envolvendo veículos nas ruas, avenidas, rodovias federais e estaduais de Lucas do Rio Verde. Os dados são da secretaria estadual de Segurança Pública, que constatou  aumento de 42,11% em relação ao ano anterior quando houve 19 acidentes com vítimas fatais.

O número de condutores feridos teve crescimento de 303%, com 472 ocorrências  em 2021 e 117 que foram registradas em 2020.

Ao todo, o Observatório de Segurança da secretaria apontou 387 acidentes com carros, caminhonetes, camionetas e utilitários, em 2021, e outros 283, em 2020. Com motonetas, motocicletas e ciclomotores foram levantados 389 acidentes com danos e feridos e em 2020, 279 registros. Foram constatados que 32 caminhões, reboques e semirreboques se acidentaram em 2021 e 25 no ano anterior.

O secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, destacou que a alta se deve a questões como “o número de veículos em trafego, e temos hoje praticamente um veículo por habitante. O período de chuvas também é um fator agravante, junto à falta de educação no trânsito por parte dos motoristas e imprudência que muitas vezes foge ao controle do poder público”.

Mesmo com um estudo que se iniciou em janeiro do último ano, buscando realizar correções na sinalização municipal e instalação de lombadas eletrônicas em pontos da cidade, a secretária encontra obstáculos. “Um deles é o trabalho de apreensão de veículos durante as blitze, enfraquecido por não termos um pátio devidamente credenciado para o serviço. Outro problema são os motociclistas, que compõem 25 mil dos condutores na cidade, alguns realizando manobras perigosas como rampar quebra-molas e faixas elevadas, ultrapassagem entre carros e dirigindo em alta velocidade próximo a obstáculos”.

Nesse ano, Paulo detalhou que a pasta terá um projeto “de educação e prevenção nas escolas trabalhando junto à Polícia Militar, a Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, e que já está pronto. Estaremos em todos as escolas e também em empresas com números mais elevados de funcionários, como uma no Complexo Industrial Atílio Fontana, com quase 5 mil profissionais. Também nas vias de escolas estamos inserindo novas faixas elevadas para prevenir acidentes durante os embarques e desembarques de crianças nos ônibus”.

“Estamos fazendo um conjunto de sinalização horizontal com sonorizadores, inserindo placas maiores próximo às lombadas eletrônicas, contratamos um engenheiro de trânsito para orientações, fazendo o acompanhamento e mudanças necessárias para que não cheguemos a isso, e se torne uma fábrica de multas”, completou o secretário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

SEMA inaugura fábrica de castanhas em território indígena no Mato Grosso

A secretaria estadual de Meio Ambiente inaugurou uma fábrica...

Bebê de 2 meses morre após se engasgar em Sorriso

Uma bebê de 2 meses e 25 dias morreu...

Ronaldinho Gaúcho e D’Alessandro são confirmados para jogo beneficente em MT

Os ex-jogadores Ronaldinho Gaúcho e D’Alessandro estão confirmados na...
PUBLICIDADE