Às 21h45min (horário do Rio Grande do Sul) de quinta-feira morreu a 236ª vítima do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. O santa-cruzense Matheus Raschen, 20 anos, estava internado em estado grave no Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, desde a manhã do último domingo.
De acordo com o pai, Nestor Rachen, Matheus havia tido uma melhora de quarta para quinta-feira. No entanto, voltou a piorar e acabou não resistindo a uma parada cardíaca.
Matheus estudava Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria. Esportista, já havia sido capitão da seleção gaúcha de basquete.
O velório está marcado para a partir das 8h no Ginásio do Corinthians, em Santa Cruz do Sul. O horário do enterro ainda não está confirmado.
Como aconteceu
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Sem conseguir sair do estabelecimento, pelo menos 236 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considerada a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.