O jornalismo mato-grossense perdeu, neste domingo, um de seus expoente. Faleceu, em Cuiabá, aos o jornalista Anselmo Carvalho Pinto, 53 anos, editor-chefe do MidiaNews. Segundo informou a família, ele sofreu uma queda do 11º andar do edifício onde morava. As causas serão apuradas. Natural de Rondonópolis, Anselmo formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. De volta a Mato Grosso, construiu uma carreira sólida em veículos como os jornais A Gazeta e Diário de Cuiabá, onde se destacou como editor de Cidades. Ele também atuou por anos como correspondente no Estado do jornal O Globo.
Em fevereiro de 2016, Anselmo assumiu o cargo de editor-chefe do MidiaNews, onde imprimiu sua marca.
“É um daqueles profissionais raros, que alia a inteligência, a ética e o rigor profissional, sempre em busca da melhor informação. Anselmo marcou para sempre a história do MidiaNews. Com carinho e humildade, ele formou dezenas de profissionais e deixará para sempre o seu exemplo e o seu legado como cidadão e jornalista. Estamos muito tristes, é uma perda irreparável”, afirmou Ramon Monteagudo, diretor do site.
Apaixonado pela profissão e pela vida, Anselmo também encontrava tempo para cultivar outras paixões. Amante de cervejas artesanais, idealizou ao lado do amigo e também jornalista Rodrigo Vargas a primeira cerveja “tipicamente cuiabana”, a Benedita, atualmente produzida pela Louvada.
Diversos jornalistas manifestaram pesar e reconheceram o talento, profissionalismo exemplar e ética de Anselmo. Ele deixa a esposa Roberta Mohallem Figueirôa Pinto.
O governador Mauro Mendes manifestou que sua carreira foi marcada “pelo compromisso com a informação de qualidade e pela dedicação ao jornalismo. Neste momento de dor, deixamos nossa solidariedade aos familiares e amigos”, lamentaram.
A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, também destacou a trajetória de Anselmo e do jornalista Celso Machado, sepultado em Várzea Grande, hoje. “Recebi com pesar a perda desses dois profissionais que deixaram um legado de profissionalismo e respeito pela notícia. Peço que Deus seja o consolo e amparo de todos os amigos e familiares enlutados com esta perda irreparável. Que as memórias dos nossos colegas permaneçam como legado”, manifestou.