Faleceu hoje de madrugada a professora doutora Albina Pereira de Pinho, aos 58 anos. Só Notícias apurou que ela precisou passar por uma cirurgia de emergência, sofreu parada cardíaca e não resistiu. O velório ocorrerá neste sábado a partir das 12h, na câmara municipal de Rosário do Oeste.
Em nota, o campus de Sinop lamentou. “A Dra. Albina construiu uma trajetória acadêmica exemplar, marcada pela dedicação à docência, pesquisa, extensão e à formação de professores. Professora da Unemat desde os primeiros anos da expansão da universidade no norte do Estado, aposentou-se em agosto de 2024, após uma carreira pautada pela sensibilidade pedagógica e compromisso com a educação pública de qualidade profissional exemplar, era muito querida por todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, diz trecho da nota.
Graduada em pedagogia pela Universidade de Marília (1989), obteve mestrado (2005) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e realizou pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Ao longo de sua atuação, destacou-se nas áreas de didática, educação e tecnologias da informação e comunicação, com ênfase na formação de professores de pedagogia e Letras. Na pós-graduação, atuou como docente permanente dos programas de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, Mestrado Acadêmico em Letras – PPGLETRAS e Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS.
O campus de Juara também manifestou pesar. “A professora Albina atuou muitos anos no curso de pedagogia do Campus Universitário de Juara, onde exerceu com dedicação e excelência a docência e a pesquisa, contribuindo de forma inestimável para a formação de inúmeros profissionais da educação”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.