A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) manifestou profundo pesar e decreta luto oficial de três dias no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, com suspensão das atividades pedagógicas e administrativas nesta quarta-feira. A medida se deve ao falecimento da professora Maria do Socorro de Sousa Araújo, ocorrido na manhã de hoje, na UTI do Hospital São Mateus, em Cuiabá. Socorro estava internada desde o dia 7 de novembro e morreu de insuficiência pancreática.
Natural de Patos (PB), Maria do Socorro completaria 71 anos no próximo dia 21. Segundo a universidade, sua trajetória acadêmica foi marcada pela versatilidade: antes de se tornar referência na área de História, onde obteve graduação, mestrado e doutorado, formou-se em Medicina Veterinária. Na Unemat, dedicou mais de 30 anos à docência e à gestão universitária. Atualmente, cumpria licença-prêmio e planejava a aposentadoria.
A professora deixa uma contribuição decisiva para a integração entre Brasil e Bolívia. Em sua atuação no curso de História, coordenou, ao lado do professor João Ivo Puhl, o “Plano de Reconhecimento de Cidades Gêmeas”, estudo técnico entregue em 2016.
À época, Socorro definiu a pesquisa financiada pela Fapemat como um “presente” que permitiu ampliar o conhecimento sobre a fronteira. O rigor científico do trabalho fundamentou a decisão do Governo Federal de incluir Cáceres na lista oficial de cidades gêmeas, oficializada pela Portaria nº 1.080, de abril de 2019. O reconhecimento foi vital para a implementação de políticas como as Lojas Francas.
Conhecida carinhosamente pelos amigos como “Mary Help”, a professora deixa dois filhos, Antenor e Jussara. Assim como a mãe, Jussara é professora da Universidade e atua na Faculdade de Arquitetura e Engenharia no câmpus de Barra do Bugres.
O corpo será velado nesta quarta-feira, na Biblioteca Pública Municipal Professora Leonidia Avelino Moraes, (Av. General Osório – Centro, Cáceres). O horário do velório, confirmado pela família, será das 19h desta quarta-feira até às 13h da quinta-feira, dia 4. Posteriormente, ocorrerá a cerimônia de cremação em Cuiabá.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


