Sinop perde, na semana que completa 33 anos de fundação, um de seus principais pioneiros e líder religioso: padre João Salarini. Ele tinha 78 anos e faleceu vítima de enfarte. Neste domingo, no início da noite, padre João sentiu-se mal e foi levado para o Hospital Santo Antonio. Pouco antes das 22:00h, foi encaminhado para a UTI – Unidade de Tratamento Intensivo- e acabou falecendo agora há pouco, por volta das 03:00h.
Padre João é o idealizador da Catedral de Sinop, a primeira da região Norte, e faleceu às vésperas de inaugurá-la (será no dia 9). Mas viu seu grande sonho ser relizado. Esteve presente desde a definição da área, na elaboração do projeto e, principalmente na parte mais difícil: angariar fundos para começar e levar a obra adiante, sempre em busca de doações e organizando promoções. Ele trabalhou até o último dia de sua vida.
Na semana passada, com enxada na mão, plantou árvore e flores na praça em frente a catedral.
Padre João chegou em Sinop em 1974 e foi o segundo padre da cidade. Trabalhou em Vera (primeira cidade da Gleba Celeste) e em muitas aldeias de Mato Grosso com a missão de evangelizar os índios. Na década de 80, foi transferido para Diamantino, onde liderou a construção da catedral. Voltou para Sinop, há cerca de 10 anos, e dedicou-se, dia e noite, em prol da construção da catedral onde, até hoje, celebrava missas, bem como na matriz Santo Antonio e em outras paróquias. Era conhecido por sua personalidade forte e, ao mesmo tempo, carinhosa. Em seus sermões, não poupava políticos corruptos, governos omissos e também abordava com clareza, sinceridade, e com a ternura de um pai, os problemas familiares.
Capixaba, tinha 57 anos de vida religiosa e 46 de sacerdócio.
Padre João está entre os protagonistas da história de Sinop, tendo recebido título de cidadão honorável. Algumas homenagens estavam sendo preparadas para ele, principalmente no dia 9, quando a Catedral Sagrado Coração de Jesus será inaugurada.
Só Notícias apurou que, uma das principais, seria feita pelo prefeito Nilson Leitão, que decidiu colocar seu nome na praça que foi construída em frente a catedral.
O bispo Dom Gentil Delazari, que estava em um município próximo a Alta Floresta, foi comunicado, há instantes, e está retornando para Sinop.
O corpo de padre João será velado na matriz Santo Antonio e será trasladado às 17h30, para a catedral, onde haverá missa de corpo presente, amanhã às 08 horas. O sepultamento ainda está sendo definido.
(Atualizada às 10h)
Leia mais
Prefeito decreta luto de 3 dias em Sinop e confirma homenagem para padre João Salarini