sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Morre o jornalista Adelino Praeiro que por 51 anos foi diretor do Diário de Cuiabá; governo e TCE manifestam pesar

PUBLICIDADE
Eduardo Gomes/Diário de Cuiabá com Só Notícias (foto: Diário de Cuiabá - atualizada 11:14h em 30/7)

Nenhum recurso da medicina foi capaz de prolongar seu ciclo de vida. O coração parou e os demais órgãos de seu corpo, também. Hoje, (29), às 20h25, aos 83 anos, o jornalista e empresário cuiabano Adelino Messias de Mattos Praeiro, diretor-presidente do Diário de Cuiabá fechou os olhos para sempre, no Complexo Hospital de Cuiabá, onde lutava contra o diabetes, hipertensão e crônicos problemas renais agravados pela fragilidade física e o abalo emocional de pai pela morte do filho, o professor Éden Praeiro, em 21 de junho deste ano, vitimado pela pandemia do coronavírus.

Adelino Praeiro marcou época no rádio e no jornalismo mato-grossenses. Ao lado de sua mulher, dona Íris Capilé de Oliveira, por 51 anos dirigiu o Diário. Nos últimos anos, enfrentando problemas de saúde que lhe roubaram a mobilidade o jornalista mantinha vida recatada, em seu apartamento, situação essa muito diferente do longo período de efervescência à frente do mais tradicional jornal de Mato Grosso.

Apaixonado pelo jornalismo, Adelino Praeiro fez dessa paixão ferramenta em defesa da democracia e da igualdade entre homens e mulheres, e contra preconceitos. Assim, o Diário foi o precursor entre os jornais brasileiros na defesa da redemocratização proposta pela emenda das eleições diretas para presidente, do então deputado federal cuiabano Dante de Oliveira; foi o primeiro matutino mato-grossense editado por mulher, a jornalista Tânia Nara; e com uma página Social assinada por um homossexual, José Jacintho de Siqueira, o Jejé de Oyá, que antes do jornalismo destacava-se enquanto costureiro e figurinista, numa época marcada pela homofobia no país inteiro. As grandes bandeiras cuiabanas e mato-grossenses pela ligação ferroviária de Cuiabá a Santos, pela industrialização, melhoria e ampliação do sistema de saúde, saneamento, regularização fundiária e tantas outras sempre foram causas do jornal.

Defensor da integração mato-grossense, no final da década de 1970 e começo dos anos 1980 Adelino Praeiro instalou sucursais do Diário nos polos regionais de Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças e Rondonópolis. Com essa iniciativa o jornal ganhou condição de cobrir editorialmente os principais fatos em Mato Grosso, fora de Cuiabá e Várzea Grande, numa época em que a Comunicação não tinha as ferramentas virtuais de agora, que permitem sua universalização em tempo real.

O Diário fundado em 24 de dezembro de 1968 nasceu em preto e branco, com sua composição por máquinas linotipo e ilustração por clichês. Com Adelino Praeiro a partir de 1969 o jornal passou por todas as fases da evolução da Imprensa gráfica ganhando editorias, cores, cadernos segmentados, produção fotográfica e de infografia. Sem concorrência com a edição imprensa, o Jornal abriu leque para sua versão digital em mais um de seus pioneirismos na Comunicação mato-grossense.

Em 1969 radialista de renome em Cuiabá, Adelino Praeiro era assessor de Imprensa do governador Pedro Pedrossian, quando foi convidado por dona Íris Capilé de Oliveira para associar-se a ela no Diário, jornal que perdeu seu fundador o radialista e jornalista cuiabano João Alves de Oliveira em 4 de janeiro daquele ano, logo após a circulação de sua quarta edição. Alves de Oliveira tombou vítima da violência, assassinado por um cidadão que não aceitou a publicação de uma matéria narrando um acidente automobilístico causado por uma mulher de sua família. O convite foi aceito e os dois se desdobraram para pagarem as dívidas contraídas para a criação deste matutino.

Assegurar a circulação diária do jornal, em seus primeiros passos, exigia muita dedicação, luta, coragem e espírito visionário. A cidade tinha 95 mil habitantes, não tinha o hábito da leitura nem contava com acesso rodoviário pavimentado e a energia era gerada por conjuntos diesel estacionários. O frete abusivo dava o tom do transporte das bobinas de papel para impressão, pela esburacada rodovia BR-163 no trajeto de 710 quilômetros de Campo Grande a Cuiabá. As máquinas linotipo operavam com chumbo derretido para formação dos caracteres. As quedas de energia eram constantes e, quando aconteciam, o chumbo derretido se solidificava; para retomar o trabalho dos linotipistas era preciso aguardar que novamente as caldeiras fossem aquecidas. A cidade sequer contava com mão de obra especializada para manutenção do parque gráfico, o que exigia a contratação de empresa ou prestador de serviço em outros estados.

O lema do Diário, Fruto de um ideal que jamais sucumbirá, criado por Alves de Oliveira, sempre motivou Adelino Praeiro e dona Íris Capilé de Oliveira, e décadas após décadas, a população cuiabana mantém a tradição da leitura matinal do jornal que é olhos, ouvidos e boca da Capital mato-grossense.

Discreto, Adelino Praeiro sempre se empenhou por causas sociais em Cuiabá e outras cidades. Seu lado humanitário foi um dos pilares de seu perfil. O servir ao próximo veio do berço. Seus pais, os cuiabanos Flavina de Matos e Aristotelino Alves Praeiro, o Tenente Praeiro, lhe ensinaram e aos seus irmãos Aristotelino, José Arnaldo, Anice, Maria Auxiliadora, Alcione, Zaída Isabel, Esmeralda e Vilma, que o verdadeiro sentido da vida é o amor ao próximo. Boa parte da vida do Tenente Praeiro foi dedicada ao ensinamento da doutrina kardecista e à Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, à qual presidiu.

Aristotelino Alves Praeiro honrou a farda do Exército Brasileiro, do qual foi oficial; a Maçonaria o declarou Irmão Emérito; e a Federação Espírita o tem enquanto Peregrino da Terra do Pantanal. Cuiabá reverencia sua memória dando seu nome a um córrego, um bairro, uma escola e uma rua. O filho Adelino Praeiro sempre procurou trilhar os caminhos do pai.

Sem vínculo partidário, sempre empenhado na causa do jornalismo e do fortalecimento da categoria, Adelino Praeiro teve intensa vida social e foi referência da Comunicação mato-grossense. Com seu adeus o Diário perde uma de suas referências, mas permanecerá em sua missão de informar e formar opinião como sempre fez desde sua primeira edição.

A empresa editora perde a presença de seu líder, mas continuará buscando em seu ensinamento o caminho que a cada dia renova junto ao leitor do Diário sua condição de Jornal dos Cuiabanos.

O velório será até às 15:30h, na Capela Jardins e o sepultamento às 16h30, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, na capital.

Repercussão

O Tribunal de Contas do Estado lamentou o falecimento do jornalista Adelino Praeiro. “Fez jornalismo com amor e seriedade, prestando grandes serviços em defesa da democracia. Hoje seu nome se eterniza em nossa história. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos”, manifestou o TCE.

Em nota, o governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do diretor-presidente do Jornal Diário de Cuiabá, Adelino Messias de Mattos Praeiro. “O governador Mauro Mendes prestou condolências aos familiares e amigos e desejou que possam superar o momento de perda com a força de Deus. “A Comunicação do Estado de Mato Grosso perde com o falecimento de Adelino. Que Deus possa confortar o coração da família”, disse.

Além de ser um dos proprietários do jornal, Adelino foi assessor de imprensa do então governador Pedro Pedrossian.
“A Comunicação de todo o Estado está de luto. Nossos sentimentos à família”, lamentou a secretária de Comunicação, Laice Souza.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE