quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Morre o humorista Bussunda do Casseta & Planeta

PUBLICIDADE

Morreu neste sábado de ataque cardíaco, em Munique, o humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, do programa Casseta & Planeta, da Rede Globo. O humorista estava na Alemanha acompanhando a campanha da Seleção Brasileira na Copa 2006.

Na última sexta-feira, o humorista jogou uma partida de futebol com funcionários da Rede Globo e os outros três integrantes do Casseta & Planeta, Hélio de la Peña, Beto Silva e Cláudio Humberto, em Munique.

Depois do jogo, Bussunda teve um mal-estar, mas se recusou a ir para o hospital. No dia seguinte (este sábado), ele acordou indisposto e sofreu o ataque fulminante.

Outros três componentes do Casseta embarcam ainda neste sábado para o Brasil. Haverá na terça-feira um programa em homenagem ao colega.

As autoridades alemãs já estão providenciado todos os trâmites burocráticos para que o corpo possa ser levado ao Brasil ainda neste sábado. Nos últimos anos, Bussunda se destacou por interpretar o atacante Ronaldo, da Seleção Brasileira e do Real Madrid, além do presidente Lula.

Casado e pai de uma filha, o humorista completaria 44 anos no próximo dia 25 de junho. Filho de Luís Guilherme Vianna e Helena Besserman Vianna, Bussunda nasceu no Rio de Janeiro e era fanático torcedor do Flamengo.

Começou a carreira como redator do jornal humorístico Casseta Popular, panfleto de crítica política e de comportamento no início dos anos 1980. Na época, ainda era estudante de jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 1988, o humorista começou a trajetória na Rede Globo, como redator do programa TV Pirata, que marcou época na emissora. Desde 1992, faz parte da equipe do Casseta & Planeta.

A Globo divulgou a seguinte nota, hoje:
” “A TV Globo lamenta informar a morte do humorista Bussunda do “Casseta & Planeta Urgente!” e manifesta solidariedade à família. Bussunda, que completaria 44 anos na semana que vem, sofreu um ataque cardíaco esta manhã na Alemanha e morreu.

O traslado do corpo deve ser feito ainda hoje.

Claudio Besserman Vianna, Bussunda, nasceu no Rio de Janeiro, em 1962, filho de Luís Guilherme Vianna e Helena Besserman Vianna. Era torcedor do Flamengo, casado e tinha uma filha.

Começou sua carreira trabalhando como redator do jornal humorístico Casseta Popular, que no início da década de 1980 fez sucesso ao combinar o humor escrachado com a crítica política e de comportamento. Na época, ele ainda era estudante de jornalismo na UFRJ. Esse jornal viria a se tornar um dos embriões do Casseta & Planeta.

Em 1988, Bussunda iniciou suas participações na TV ao ser contratado como redator do programa TV Pirata, que era exibido na TV Globo. No ano seguinte, o show Eu vou tirar você desse lugar daria início à parceria com o Planeta Diário, surgindo então o Casseta & Planeta.

Desde 1992, protagonizou o programa humorístico Casseta & Planeta Urgente, exibido pela TV Globo. Mesmo após a criação do programa, Bussunda continuou a atuar como cronista e jornalista independente, colaborando com várias publicações esportivas.

Bussunda estava na Alemanha cobrindo a Copa do Mundo acompanhado de outros três companheiros do programa, Claudio Manoel, Helio de la Peña e Beto Silva, que voltam ao Brasil ainda hoje.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE