PUBLICIDADE

Morre o cacique Aritana um dos principais líderes indígenas de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: reprodução e arquivo/assessoria - atualizada 17:29h)

Faleceu hoje um dos principais líderes indígenas em Mato Grosso, o cacique Aritana Yawalapiti, 71 anos. Ele estava hospitalizado em Goiânia (GO) há cerca de duas semanas após ser diagnosticado com Covid-19. Inicialmente, foi levado a um hospital em Canarana, na região Araguaia. Com dificuldades respiratórias e hipertenso, o cacique foi transferido para Unidade de Tratamento Intensivo na capital goiana e esta manhã não resistiu.

Familiares que acompanhavam o tratamento dele em Goiás estão providenciando o traslado do cacique para a aldeia, em Mato Grosso.

Aritana morava no Alto Xingu, em Mato Grosso, é reconhecido mundialmente por sua atuação na defesa dos direitos dos povos indígenas e da preservação do meio ambiente.  Foi um dos últimos falantes do idioma materno de seu povo, o Yawalapiti, também quatro línguas indígenas e português.

Uma de suas últimas declarações, em julho, foi de agradecimento ao apoio de um organismo internacional e Aritana também falou do crescimento de casos de Covid e disse que os indígenas também estavam “preso aqui na aldeia”.

Por sua liderança e luta na defesa dos povos indígenas, Aritana recebeu diversas homenagens. Do governo do Estado, por exemplo, foi homenageado com a comenda Mérito de Mato Grosso.

O governo do Estado manifestou pesar. “É uma enorme perda para Mato Grosso. Aritana era um grande ativista e dedicou sua vida em defesa da cultura e dos direitos indígenas. Nossa solidariedade à família, aos amigos e a toda a comunidade indígena por esse momento de dor”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

O ex-ministro e ex-governador Blairo Maggi disse que “perdemos mais um bom amigo: cacique Aritana do Alto Xingu. Sensato, equilibrado e respeitado. Descanse em paz”.

Há poucos dias, outro expressivo líder indígena, o cacique Raoni Txucarramãe, 89 anos, ficou hospitalizado alguns dias em Sinop, para tratamento de úlceras, teve alta e retornou para sua aldeia no Xingu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE