domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Morre mato-grossense Clóvis Irigaray referência em arte moderna

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O artista plástico mato-grossense Clovis Irigaray, morreu, esta manhã, em Cuiabá.  Ele era uma das maiores referências em arte moderna do Estado. Em 2013, ele foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo. A causa de sua morte ainda é apurada.

Em fevereiro deste ano, Irigaray foi anunciado como uma das 75 personalidades mato-grossenses homenageadas pelo edital da Lei Aldir Blanc na categoria “Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite”.

Clóvis ganhou notoriedade mundial ao retratar a figura do índio como elemento de protesto. O artista participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no “Panoramas das Artes de Mato Grosso” no Museu de Arte e Cultura Popular, da Universidade Federal de Mato Grosso .

Por nota, governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lamentaram a morte “Recebemos a notícia com muita tristeza. Mato Grosso perde hoje um de seus maiores artistas. Estendemos nossa solidariedade a todos os familiares, amigos e aqueles que, assim como nós, eram admiradores do trabalho do Irigaray”,

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, disse que foi “uma perda imensurável para a cultura mato-grossense. Clóvis era um dos maiores exportadores das tradições do nosso Estado e com certeza deixou um legado que irá servir de inspiração por gerações”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE