Um homem de 33 anos, natural de Nova Brasilândia, faleceu neste domingo em decorrência de uma intoxicação por metanol. A vítima é Flávio Roberto da Mata Pereira, que teria consumido uma dose de whisky em uma festa no município de Planalto da Serra, no dia 15 de novembro.
O caso está sendo investigado pela secretaria municipal de Saúde de Cuiabá. De acordo com informações da pasta, após passar mal, ele foi transferido de urgência para o Hospital São Benedito no dia 17, por meio de uma UTI aérea, já em estado grave.
Durante a internação, Flávio foi mantido em coma induzido pelos médicos. No sábado (6), após a realização de todos os exames e protocolos necessários, foi constatado o óbito por morte encefálica. Em nota, a secretaria municipal de Saúde informou que o paciente recebeu toda a assistência médica necessária desde a sua admissão na unidade hospitalar até o final do atendimento.
Em novembro, uma paciente de 30 anos morreu em Várzea Grande após apresentar sintomas graves de intoxicação por metanol. Ela teria deixado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase por conta própria, sem a autorização médica, dois dias antes do óbito ser confirmado, informou, em nota, a secretaria de Saúde do município.
Segundo o comunicado, no dia 5, a paciente apresentou mal-estar, com sintomas de dor no estômago, vômito, além de pressão arterial alterada. Ela foi avaliada pela equipe médica, recebeu medicação e teve exames de sangue requisitados. O médico “solicitou que a paciente retornasse ao consultório para dar seguimento aos cuidados e realizar nova avaliação médica, porém a paciente não se encontrava mais na UPA, caracterizando evasão da unidade de saúde, e não alta médica”.
No dia 7, familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que a resgatou e levou ao pronto-socorro do município, onde ela deu entrada já em óbito. O caso foi encaminhado para investigação no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), que confirmou o diagnóstico de intoxicação por metanol. Ainda segundo relato familiar, a mulher participou de uma confraternização em 2 de novembro e voltou a ingerir as bebidas alcoólicas em 4 de novembro.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


