sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Morre frei que foi um dos principais líderes religiosos no Nortão e recebeu do papa missão de ‘derramar a misericórdia do Senhor’

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: reprodução)

Faleceu, hoje, aos 80 anos, um dos mais queridos líderes religiosos na região Norte de Mato Grosso: frei Gastone Pozzobon. Ele estava em Tefé (Amazonas) desde fevereiro e, nos últimos 16 anos, trabalhou e evangelizou em Nova Bandeirantes (525 km de Sinop), fazendo parte da Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop. A causa da morte não foi confirmada.

Italiano de Camposampiero, era frade membro da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua dos Frades Menores Conventuais. O franciscano missionário atuou por mais de 40 anos em prol da missão, evangelizando na África e depois no Brasil. Concluiu sua missão na tapera da Igreja da Amazônia, particularmente em doação ao povo de Juruá (AM).

O sepultamento é previsto para domingo, em Tefé. Em nota de pesar, a Diocese Sagrado Coração de Jesus, “através de seus bispos, Dom Canísio Klaus e Dom Gentil Delazari”manifesta “nossa solidariedade e comunhão de preces pelo descanso eterno deste grande missionário franciscano que serviu, por mais de 16 anos, na Paróquia São Pedro – Nova Bandeirantes, Diocese de Sinop. Igualmente, estendemos nossos sentimentos aos familiares POZZOBON e à grande família da Ordem dos Frades Menores Conventuais da Província Italiana Santo Antônio de Padova. Comunicamos que, segundo a decisão dos superiores da Família Religiosa Franciscana, o sepultamento acontecerá no domingo (19), às 8h, na cidade de Juruá-AM, onde, ultimamente, morava e atuava”. Dom Canisio concluiu pedindo a “todo povo de Deus a permanecermos unidos em oração de louvor e gratidão a Deus pela Vida e obras deste dedicado missionário do Senhor. Que Deus lhe dê o descanso eterno na glória dos justos. Amém”.

Recentemente, frei Gastone descreveu sua vida em publicação em um canal da igreja. “Nasci em Camposampiero, em 1942, e aos dez anos e dois meses entrei no seminário dos Frades Menores Conventuais, permanecendo 16 anos na formação. Minha Profissão Simples aconteceu em 29 de setembro de 1960 e a Profissão Solene, em 4 de outubro no ano de 1964.
Aos 26 anos, fui ordenado sacerdote. Desde início do meu sacerdócio fui enviado ao seminário menor como assistente e professor de matemática. Uma reflexão: como foi triste o meu primeiro compromisso! Eu, cheio de entusiasmo, fui obrigado a ficar com os pequenos vocacionados. Permaneci apenas por um ano. Em agosto de 1970, os superiores me enviaram aos Estados Unidos de América pra estudar sociologia. Após a conquista de dois diplomas na língua inglesa, acompanhei os estudos de sociologia na universidade de Saint Luis, no estado de Missouri. Eu morava no quarteirão negro, mas fiquei por lá por um ano apenas, devido às dificuldades de integração racial. Eu, branco, fui visado e assaltado enquanto voltava para casa à noite. Pedi transferência pra Chicago e fui para o estado de Illinois. Frequentei a Loyola University por dois anos. Consegui o diploma de mestrado em sociologia.

Voltei pra Roma (Itália) e o Ministro Geral da Ordem me deu o cargo de vice-reitor dos filósofos e teólogos do colégio internacional em Roma. O reitor tinha desistido do cargo e eu fiquei sozinho como formador. O Ministro Geral queria como reitor um frei estrangeiro, sendo o Colégio Internacional aberto à todas as presenças franciscanas do mundo. Também, me foi dada a possibilidade de lecionar como professor de sociologia. Durante este período, consegui o doutorado em sociologia na Universidade Estadual de Roma, em junho de 1975.

O Papa Santo Paulo VI instituiu 1975 como o ano santo. Durante esse ano, fui escolhido pelo Papa como confessor extraordinário na Basílica de São Pedro. Foi uma experiência enriquecedora. Gostei de verdade de poder derramar a misericórdia do Senhor nas almas de muitas pessoas: clérigos e leigos.

O Senhor estava me moldando pra ser missionário “ad Gentes”. Em 27 de setembro de 1976, eu pude partir pra a Zâmbia, na África, como missionário. Vivi por lá por 16 anos. Durante dois desses, ensinei sociologia no seminário maior da Diocese de Lusaka, capital do país.

Os dois anos se passaram e Dom Milingo me ofereceu um terreno onde eu, como franciscano, iniciei a formar uma paróquia. O tempo que passei em Lusaka-Makeni foi suficiente pra construir uma bonita Igreja dedicada a Jesus o Salvador. Exatamente no dia da inauguração, o superior me transferiu pra outra comunidade, dedicada à Santa Tereza, no interior.

Ali dei assistência religiosa aos leprosos, do leprosário de Chibote (=paz) e aos cegos no vilarejo de Masaiti. Foi uma experiência única na minha vida como missionário, que durou quatro anos. Novamente fui transferido pra uma comunidade de periferia, na cidade de Luanshya. Nesta comunidade permaneci por 12 anos, favorecendo o desenvolvimento de vários projetos sociais.

Depois da minha missão na África, que durou 16 anos, fiquei doente na Itália. Ainda lá, me recuperei de saúde. Em 1993, parti para o Brasil. Cheguei na cidade de Guaraniaçú (PR), onde fiquei por quatro anos zelando, de modo especial, das capelas do município de Diamante do Sul. Ainda não tinha paróquia, mas a minha presença ajudou muito pra estruturar o lugar como sede da nova paróquia.

Deixei Guaraniaçú após quatro anos e o novo compromisso foi de assumir a paróquia de Ubatuba (SP). Permaneci por lá de 1998 a 2005. Foram sete anos, nos quais grande parte do meu tempo fora empenhado na construção da igreja de N. Sra de Fátima, no bairro de Ipiranguinha e na restruturação do interior da Igreja Matriz com a construção do novo altar dedicado a São Maximiliano Kolbe.

Terminado os sete anos de vivência em Ubatuba pedi pra fazer uma experiência missionária no Mato Grosso. Frei Bruno Manzoni, ex-ministro provincial, preparou o meu caminho para entrar na diocese de SINOP, cujo Bispo era Dom Gentil de Lazari. No dia 13 de Março de 2005, entrei na paroquia São Pedro de Nova Bandeirantes, localizada a 525km de Sinop. Nesta paróquia fiquei por dezesseis anos, estruturando a Paróquia com a construção da Igreja Matriz, o salão e o centro catequético com 23 novas capelas. Os anos passaram rápidos e concluindo a minha experiência no Mato Grosso, pedi pra fazer uma outra experiência, mais severa na Ilha de Juruá, na Amazônia. É onde estou atualmente.”, concluiu o frei, ao resumir sua vida dedicada a Deus e aos irmãos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Termina semana que vem período proibitivo de manejo florestal no Mato Grosso

O período de proibição para exploração do manejo florestal...

Dois acusados de disputar ‘racha’ em rodovia no Nortão são presos

A Polícia Militar deteve os condutores, de 24 e...

Condutor fica desacordado após colisão e queda de moto em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Yamaha Factor e...

Abertas mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...
PUBLICIDADE