quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Morre arcebispo emérito de Cuiabá Dom Bonifácio Piccinini; governador decreta luto

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Marcos Vaillant - atualizada 10:36h em 29/11)

Mato Grosso perdeu, hoje, um de seus principais líderes religiosos, o arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini. Ele tinha 91 anos e estava internado em Unidade de Terapia Intensiva desde a última segunda-feira devido a oscilação na pressão.

Dom Bonifácio já estava com mal estar nos últimos dias e os médicos que o acompanham o atenderam na Cúria Metropolitana e, por precaução, acharam melhor levá-lo para o hospital, informa a Gazeta Digital.

O velório é na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus. A primeira santa missa de corpo presente foi às 7h neste domingo e há missas de duas em duas horas. A missa exequial será nesta segunda feira, às 08h e o sepultamento às 09h, na Cripta da Catedral Basílica.

Dom Bonifácio chefiou a arquidiocese de 1981 a 2004. Salesiano, sua ordenação presbiteral foi em Turim (Itália), em 1960 e era arcebispo desde 1975.

Foi diretor de Estudos no Instituto Salesiano de Pedagogia e Filosofia, Lorena, SP (1960-1962); coordenador do Departamento de Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, SP (1964-1970); diretor do Instituto Salesiano de Pedagogia e Filosofia de Lorena (1971-1973); diretor do Colégio São Manoel em Lavrinhas, SP (1974-1975) dentre outras atividades na Igreja Católica.

A arquidiocese, em nota de pesar, manifestou que “este seu advento no Paraíso é o seu NATAL com Deus…!!! Principalmente a Arquidiocese de Cuiabá sentirá falta do seu devotamento vividos em tantos anos no nosso centro-oeste!!! Se não temos palavras para expressar o nosso pesar junto aos seus Familiares especialmente… a certeza de que a sua lembrança será sempre viva nos confortará no nosso caminhar!”, manifestou o arcebispo Dom Milton Santos, sucessor de Dom Bonifácio.

Ao ser ordenado sacerdote, o então padre Bonifácio definiu seu lema: “fazer o bem aos pequeninos”.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, em nota, lamentaram o falecimento do arcebispo. “Recebemos a notícia com grande pesar. Perdemos hoje um homem que fez a diferença com suas ações e sua fé. Ele sempre foi um exemplo para todos nós”, afirmaram.

O governador decretou luto de 3 dias “em homenagem a todo o trabalho realizado por ele, ao longo de 45 anos dedicados a Igreja Católica”.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) manifestou, em nota, que se “solidariza com os familiares, com a arquidiocese de Cuiabá e com seu arcebispo metropolitano dom Milton Santos pelo falecimento neste sábado, dom Bonifácio Piccinini, bispo emérito da Igreja de Cuiabá.
Dom Bonifácio marcou sua vida pela solidariedade em relação aos mais pobres e sofridos, buscando viver o seu ministério de forma coerente com o lema episcopal que adotou: “fazer o bem aos pequeninos”. Agradecemos aos seus mais de 45 anos de serviços prestados à comunidade católica em Cuiabá, no Mato Grosso, e à Igreja no Centro-Oeste”, manifestou Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG)e presidente da CNBB.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha R$ 711 mil após acertar 15 números na loteria

Um bolão com quatro apostadores em Rondonópolis (144 quilômetros...

Cuiabá é derrotado pelo Vila Nova na semifinal da Copa Verde

O Cuiabá acabou derrotado na primeira partida da semifinal...
PUBLICIDADE