A advogacia em Sinop e região perderam hoje um de seus principais pioneiros: o advogado Affonso Ibaldo Kunzler. Ele tinha 83 anos. Recentemente, foi submetido a uma cirurgia no fêmur e depois acabou contraindo Covid. Foi internado no Hospital Regional em Sinop e acabou falecendo em decorrência da doença. O sepultamento ocorreu neste domingo pela manhã, em Sinop.
Ibaldo chegou em Sinop em julho de 1978 e estava no grupo dos três primeiros advogados a militar no município e teve atuação decisiva na mobilização para criação da subseção da OAB. Também foi professor nas escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino e Enio Pipino.
Na década de 90, mudou-se para Guarantã onde militou por muitos anos também em Peixoto de Azevedo. Aposentado, desde 2012 voltou a residir em Sinop, com o filho Sávio Kunlzer.
A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso divulgou nota de pesar classificando Ibaldo “um pioneiro da advocacia do Norte de Mato Grosso e cuja contribuição foi muito importante para a criação da subseção sinopense, há quase 35 anos”, destacou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos. “Aos familiares e amigos manifestamos toda nossa solidariedade, em nome da advocacia mato-grossense”.
Ibaldo Kunzler foi um dos 23 advogados que lutaram pela defesa das prerrogativas da advocacia a partir da representatividade que se fortaleceu com a subseção. Ele também estava vinculado à Subseção de Peixoto de Azevedo, pois residia em Guarantã do Norte.
A 14ª Subseção em Peixoto de Azevedo informa manifestou pesar e “reconhecimento a um dos primeiros advogados do Norte de Mato Grosso”. “Enquanto forem amados pelos que ficam, os que morrem nunca desaparecem por completo”, acrescentou.