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Moreira Franco critica atrasos e cobra conclusão em abril do aeroporto de VG

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Em visita ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco (PMDB), criticou o atraso nas obras.Nesta quinta-feira (23), ele cobrou do consórcio encarregado da ampliação e da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa/MT) maior celeridade. Ao final, deu nota “5 com viés de 4” para o que viu. Franco definiu para o começo de abril o prazo para a conclusão da reforma.

“O que vimos foram que as obras estão atrasadas, mas com perspectiva de conclusão no tempo determinado. É louvável o esforço, mas é fundamental que a obra esteja concluída no prazo certo, final de março para começo de abril. Precisamos que não só o terminal, mas o restante do estacionamento e também uma via de acesso interno fiquem prontas. Dia 22 haverá uma inspeção dos engenheiros da Infraero, para avaliar o andamento da obra. A partir daí teremos mais segurança se o produto vai ser entregue e como vai ser entregue no tempo previsto”, destacou.

Franco chamou atenção do governo do Estado e disparou que a ‘força de vontade‘ conta, mas o que importa é a realidade. Ele cobrou que a empresa se esforço ao máximo para que haja tempo suficiente da Infraero se preparar e ter condições de organizar o aeroporto. O secretário cobrou transparência e disparou que por diversas vezes recebeu vários cronogramas e nenhum foi cumprido.

“Força de vontade é essencial, mas precisamos de coisas realistas e concretas. O que não pode é inaugurar na véspera dos acontecimentos e a Infraero não ter tempo hábil para a organização e os passageiros não terem o atendimento adequado. Pedi transparência, porque recebi vários cronogramas que nenhum foi cumprido. Mas agora não existe a hipótese de não atingir o objetivos no prazo fixado. Vejo que há vontade, há disposição, mas queremos a concretização desse empenho. Reiteramos que o prazo era para final de março, mas vamos dar mais alguns dias de abril, pois uma obra atrasada tem dificuldade de cumprir o cronograma, já que não cumpriu até agora”.

Antes da chegada de Moreira Franco, o presidente da Construtora Englobal, Robério Garcia, disse que a obra estaria entregue em sua totalidade no final do mês de abril, mas após “puxão de orelha” terá que entregar no prazo exigido. “A projeção era para que a obra ficasse pronta final de abril, mas vamos nos empenhar ao máximo e entregar no prazo previsto. Temos 488 operários trabalhando noite e dia. Toda a parte de infraestrutura, que é a mais difícil, já está concluída, agora entramos em fase de acabamento, que será mais fácil, pois é regime fechado e as chuvas não atrapalham”, ressaltou.

A reforma do Aeroporto Marechal Rondon é fruto de um convênio entre a Infraero e o Governo de Mato Grosso, e segue os moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). As intervenções no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto, nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica, que inclui redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações; e construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.Garcia informou que a empresa já investiu mais de R$ 50 milhões e o restante dos equipamentos que falta para o acabamento deve chegar na próxima semana. Segundo o presidente, 60% da obra já estão concluídas. Já a Infraero aponta 40%.

Com a reforma e ampliação, a área construída passará dos atuais 5.460 para 13.200 metros quadrados. A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança para os passageiros.

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