Cerca de R$ 2 milhões foram renegociados durante o Mutirão da Sanecap realizado na Central de Conciliação do Fórum de Cuiabá. Ao todo, 157 pessoas reafirmaram acordos com a antiga Companhia de Saneamento da capital. As audiências ocorreram entre os dias 6 e 22 deste mês envolvendo consumidores que possuíam dívidas e tiveram os nomes incluídos na Serasa (serviço de proteção ao crédito).
A coordenadora da Central, juíza Adair Julieta da Silva, destaca que o saldo foi positivo e aponta a importância de iniciativas como esta, em que o Poder Judiciário abre as portas para oferecer um benefício a população. Lembra que este mutirão teve como foco apenas renegociações e parcelamentos, sem oferta de descontos.
Os consumidores desta ação estavam inadimplentes há cinco anos, em média. Já haviam negociado o pagamento dos seus débitos das contas de água, mas não conseguiram cumprir com acordos firmados em mutirões realizados em fevereiro e dezembro do ano passado. Agora, a Sanecap ofereceu aos clientes o pagamento por meio de uma entrada e parcelamento em até 24 meses.
O diretor comercial da Sanecap, Ronald Muzzi, afirmou que muitos desses consumidores não pagaram os parcelamentos porque receberam em casa dois boletos, sendo um da Sanecap e outro da CAB Cuiabá, e se confundiram sobre os pagamentos.
No início de maio, ele explicou que existem duas situações distintas. O consumidor que renegociar vai continuar recebendo dois boletos, sendo um da conta do consumo mensal normal emitido pela CAB Cuiabá e outro da dívida renegociada, a ser enviado pela Sanecap.
A CAB Cuiabá assumiu o sistema operacional de água e esgoto da Capital desde maio de 2012, por isso a conta mensal chega com o timbre da concessionária. Já os débitos em aberto do mês de abril de 2012 para trás são cobrados pela Sanecap.