sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Moradores poderão observar hoje eclipse parcial do sol em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria/arquivo)

O fenômeno astronômico poderá ser visualizado por moradores de  Cuiabá, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Vila Bela da Santíssima Trindade, Aripuanã e Juína entre outras cidades a partir das 15h. As informações e a previsão foram feitas pela professora doutora em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Telma Cenira Couto da Silva.

Ela explicou, anteriormente, ao Só Notícias, que o eclipse solar parcial poderá ser visto na maioria do país quase ao final da tarde, porém, na maior parte das cidades brasileiras o sol irá se pôr antes que o eclipse parcial termine. Na América do Sul o eclipse solar será total apenas numa pequena região do Chile e da Argentina.

“Num eclipse solar a lua – na fase nova – posiciona-se entre a terra e o sol produzindo uma sombra numa pequena faixa da superfície terrestre ao obstruir a passagem da luz solar. Isso só ocorre quando há um alinhamento (ou quase) entre a terra, a lua e o sol. De uma maneira geral, quanto mais próximo à faixa estreita em que acontecerá o eclipse solar total (passa, por exemplo, numa pequena área do Chile), maior será a fração da superfície solar que ficará encoberta pela Lua, e, quanto mais a oeste a cidade estiver localizada, maior será o intervalo de tempo em que ele poderá ser observado.A percentagem do obscurecimento da superfície solar quando o eclipse parcial atingir o seu máximo (%Obsc), considerando que a superfície aparente da superfície da Lua cubra 100% a superfície aparente do Sol. Nesse eclipse solar a Lua cobrirá além de 100% da superfície aparente do Sol, e, por isso, valores precisos serão sistematicamente menores. Esses valores fornecem apenas uma estimativa do obscurecimento”, explicou.

Telma acrescentou ainda que os estados de “Mato Grosso, Acre, Amazonas e Rondônia foram feitas previsões para algumas outras cidades além das capitais desses estados. Quem for observar o fenômeno nesses estados deve procurar o local citado mais próximo à sua cidade. Como exemplo, em Mato Grosso estão listadas duas cidades relativamente próximas, Água Boa e Barra do Garças, que seguem o horário de Brasília. Notem que são pequenas as variações nos horários apresentados.”

Ainda segundo a professora “a observação de um eclipse do sol sem um filtro solar apropriado pode queimar a retina e causar cegueira, ou, a destruição do campo visual. Quem não tiver um equipamento adequado não deve observar o fenômeno. Jamais use telescópios, binóculos e máquinas fotográficas sem um filtro solar para a observação de qualquer evento relacionado ao sol”.

O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de dezembro de 2020, e novamente será apenas um eclipse solar parcial. Nessa data a região mais a sul do Brasil conseguirá observar todo o eclipse parcial do Sol, mas, em Manaus, por exemplo ele não será observado. Naturalmente, qualquer observação do céu depende de condições climáticas favoráveis no dia.

Horários previstos de início ou término do eclipse para algumas cidades

Cuiabá   – das 16h01 às 17h25
Sinop – 16h08 às 17h29
Alta Floresta – 16h11 às 18h35
Guarantã do Norte – 16h13 às 17h30
Lucas do Rio Verde – 16h05 às 18h28
Rondonópolis –  16h01  às 17h17
Vila Bela da Santíssima Trindade – 15h56 às 17h41
Aripuanã – às 16h04 às 17h39
Juína – 16h03 às 17h41
Água Boa – 17h09 às 18h12
Barra do Garças – 17h06 às 18h09

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE