A jiboia-constritora (Boa constrictor) com cerca de 1,5 metros foi avistada, ontem à tarde, em imóvel nas imediações do bairro Buritis, em Alta Floresta. O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve incidentes envolvendo o animal. Segundo os militares, a serpente foi avistada na área externa pelos proprietários da casa.
Temendo pela presença do réptil, comunicaram os militares de imediato. A captura foi executada com equipamentos convencionais, como o gancho e pinça de macho. Após a avaliação inicial, foi verificado que ela não apresentava ferimentos aparentes e realizaram seu transporte até área de mata ciliar para a soltura adequada.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, sua espécie atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir cerca 4 metros de comprimento na fase adulta. A jiboia conta com camuflagem natural para a mistura ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia regularmente e manter-se por dias sem alimentação.
A organização destaca que seu processo reprodutivo pode gerar até 50 filhotes por ninhada. Elas são consideradas pacíficas, além de não possuírem qualquer tipo de peçonha. Seu ciclo de vida é estimado em cerca de 20 anos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.