Uma pesquisa do Instituto Vetor, realizada em Sinop nos dia 27 e 28 de agosto, apontou que violência, drogas e roubos são considerados os maiores problemas para 31,2% dos moradores. Em seguida, citam o ‘sistema’ de segurança pública (20%) e, o terceiro principal problema, para 12,1% dos entrevistados, é o desemprego.
Segundo a pesquisa, 92% da população acredita que a violência aumentou nos últimos dois anos. Questionados sobre a sensação de segurança,45,8% se sentem seguros quando estao em suas casas contra 32,2% que se sentem inseguros até em seus domicílios.
O centro da cidade é o local de maior insegurança para os moradores do município: 50,9%. O bairro Boa Esperança é considerado por 59,5% dos entrevistados como o mais violento de Sinop. E, 15,7%, consideram todos os bairros violentos. E predomina a insatisfação quanto ao atendimento da polícia nos bairros.
Quanto à segurança nas escolas 15% se mostraram insatisfeitos, sendo que 72,4% sao favoráveis à presença de guardas armados para dar maior segurança aos estuantes.